20 de outubro de 2017

20 de outubro de 2017

  O EVENTO

O Congresso de Planejamento Financeiro é o principal fórum de discussão no Brasil para os profissionais que atuam na gestão das finanças de pessoas e famílias.

Vivemos tempos com novas dimensões de risco, em âmbitos globais. A Planejar acredita ser de grande importância refletir sobre as mudanças de paradigma em todos os aspectos que envolvem a vida financeira das pessoas e, por isso, promove um dia de debates que envolvem gestão de risco, alocação de recursos, planejamento de vida e tecnologia. Tudo isso em um ambiente rico para a troca de experiências entre os profissionais de maior destaque na gestão financeira pessoal.

Vamos construir juntos o papel do planejador financeiro pessoal de transformar a vida das pessoas.

  PROGRAMAÇÃO

Em breve programação completa. Temas sujeitos a alterações.

  PALESTRANTES

Adriano Lima

Cybersecurity – Segurança na era das fintechs e redes sociais • 10h05

Sócio e Head das práticas de performance e consultoria da Inmetrics.

Doutor em física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado pela Ecole Supérieure de Physique et de Chimie Industrielles (ESPCI), em Paris. Atou na criação e no desenvolvimento de diversas startups, sendo que duas delas (Solvix e Gentix) foram vendidas para a Inmetrics em 2013. O executivo trabalhou em grandes empresas como Ambev, Camargo Corrêa e Altran, nas áreas de tecnologia da informação, solução de problemas, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Como consultor, atuou em projetos de diversas empresas nacionais e multinacionais. Além disso, tem diversos artigos publicados em revistas científicas (Physical Review Letter etc.) e de divulgação (Época Negócios, Computerworld etc.). É co-autor do livro “Innovatrix: Inovação para não-gênios”, publicado em 2010, em parceria com o também físico Clemente Nóbrega.

Alexandre Santille

O futuro do planejador financeiro • 16h30

Empreendedor, CEO e co-fundador da Affero Lab, a maior empresa de Aprendizagem Corporativa do Brasil.
Nos últimos 20 anos, sua atividade está relacionada a pesquisa e inovação no desenvolvimento de líderes e tecnologias de aprendizagem.
Ph.D. em Psicologia pela USP, mestrado em Administração de Empresas pela PUC- SP e graduação em Administração de Empresas pela FGV-SP.
Pós-graduação na Harvard Business School (OPM).

Ana Claudia Leoni

Trajetória financeira do brasileiro • 15h40

Executiva da ANBIMA desde 2005, atualmente é responsável pela área de Educação e Informações Técnicas da associação.

É membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), conselheira da Associação Brasileira de Educação Financeira (AEFBrasil); Diretora da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros); Tesoureira do Advisory Board do IFIE (International Forum for Investor Education) e Chairwoman do IFIE America’s Chapter.

Também na ANBIMA foi superintendente da área de Comunicação Institucional e gerente de representação técnica nas áreas de distribuição (varejo, private banking e gestão de patrimônio financeiro). Trabalhou 14 anos em instituições financeiras, em áreas como Private Banking, Desenvolvimento de Produtos e Comunicação. É formada em Comunicação Social pela Universidade Paulista, com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

É também autora do projeto “Dinheiro com Atitude”, voltado para a educação financeira de mulheres, que nasceu de sua vontade de compartilhar todos esses anos de experiência com quem precisa colocar a vida financeira em ordem.

Arturo Profili

Riscos de crédito, mercado e liquidez – Casos recentes • 14h

Sócio-fundador da Capitânia S/A, empresa criada em 2003, tendo como responsabilidade primária o desenvolvimento e gestão de fundos de investimento focados em ativos de renda fixa, crédito estruturado e imobiliário.

Atuou junto ao Bank of America (1999-2003) e junto ao ING Barings Bank (1996-1999), participando da implementação das áreas de vendas e estruturação de produtos de tesouraria e de mercados de capitais destas duas instituições, sempre focado no atendimento a grandes empresas e investidores institucionais locais e internacionais.

Foi membro de diversos comitês e sub-comitês da ANBIMA e ANDIMA. É formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Carlos Augusto Lopes

Riscos de crédito, mercado e liquidez – Casos recentes • 14h

Sócio fundador da Uqbar

Foi assessor sênior do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, sendo responsável pelo desenvolvimento de um programa estratégico na área de gestão ativo-passivo do banco.

Chefiou o departamento de Finanças Estruturadas para a América Latina do banco J.P. Morgan. As responsabilidades de sua equipe consistiam na originação e estruturação de operações de securitização de ativos financeiros, serviços e recebíveis comerciais, assim como vários tipos de transações estruturadas, incluindo as operações com garantia de risco político, de fluxo futuro e com apoio de agências multilaterais, para todos os clientes do banco na América Latina.

Foi diretor responsável pelas áreas de Finanças Estruturadas e Distribuição para Mercados Emergentes no Credit Agricole Indosuez, onde ajudou a posicionar o banco como um dos líderes do mercado de dívida para países emergentes e de inovação de produtos estruturados – tais como derivativos de crédito para compra de proteção do risco político e financeiro de governos de países emergentes incluindo mais de U.S.$ 2.5 e U.S.$ 1 bilhões para Brasil e Rússia, respectivamente, e as duas primeiras emissões de CDO’s para bancos russos.

Iniciou sua carreira no Citibank, onde trabalhou em diversas operações estruturadas, sendo o responsável pela montagem das primeiras operações de securitização realizadas por empresas brasileiras no mercado internacional.

Participou de vários seminários e conferências sobre Mercados Emergentes na Europa, Ásia e Américas. Dentre suas participações internacionais destaca-se a presença na International Real Estate Conference – Cidade do México, 2001, para a qual foi convidado pela empresa americana Fannie Mae para representar as instituições financeiras desenvolvendo operações de securitização na América Latina.

Graduou-se em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e possui especialização em Harvard.

Carlos Massaru Takahashi – Cacá

Diversificação global, minimização de risco? • 11h20

Sócio da Monte Equity Partners

Atualmente é sócio da Monte Equity Partners, Senior Advisor da Blackrock no Brasil, Presidente da BRAiN – Brasil Investimentos e Negócios, Presidente do Conselho Consultivo da RTM e Membro do Conselho de Administração da Hapvida – Sistemas de Saúde. Foi Membro dos Conselhos de Administração do Banco Votorantim, da Neoenergia e da TAESA, Presidente do Conselho Fiscal da BB Cartões S.A., Presidente da BB DTVM – BB Gestão de Recursos S.A. de 2009 a 2015 e Vice Presidente da Anbima de 2011 a 2015. Formado em Administração de Empresas com MBA para Altos Executivos pela USP e pós-graduado em nível de especialização pela PUC-RJ.

Celso Rosa, CFP®

Cultura de Gestão de Risco • 9h

Planejador Financeiro e especialista em planejamento de aposentadoria na AXA Advisors (EUA)

Tem mais de 20 anos de experiência em planejamento financeiro para clientes High-Net Worth, com foco em planejamento de aposentadoria e patrimônio imobiliário. Atua nos Estados Unidos com a comunidade brasileira como Planejador Financeiro CFP®, dando suporte a pessoas e empresas para alcançar um futuro financeiro mais seguro.

Recebeu o prêmio “Retirement Planning Specialist by AXA Advisors” por sua excelência na obtenção da certificação em planejamento de aposentadoria na prestigiada Wharton School of Business, fazendo parte de um seleto grupo deste programa de treinamento. Atende programas de treinamento da indústria para desenvolver continuamente seu conhecimento em estratégias de ponta em planejamento de aposentadoria.

Profissional CFP®, Chartered Life Underwriter e Chartered Financial Consultant (CLU e ChFC respectivamente, ambos da American College), além do título Series 7, 66 registros na FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) e licenças Life & Health Insurance.

Gisele Andrade, CFP®

Desafios sucessórios em estruturas familiares mais complexas • 14h50

Tem 29 anos de experiência no mercado financeiro, atuando no segmento de Private Bank nos últimos 19 anos. É Senior Private Banker no segmento High no Safra e ocupou posições nos segmentos Ultra High dos bancos Itaú e Bradesco. Foi Advisor de Investimentos e Planejamento Patrimonial para clientes Ultra High do Banco Votorantim.

Foi Diretora da Planejar (à época IBCPF) entre 2011 e 2015, respondendo pela Comissão de Comunicação e Marketing. Atuou como voluntária, Diretora e Presidente da ONG Projeto Viver, dedicada a programas de educação complementar para crianças e jovens do Jardim Colombo, em São Paulo, onde aplica periodicamente palestras e clínicas sobre educação financeira para jovens e familiares dos atendidos.

Autora de diversos artigos e palestrante sobre os temas relacionados a investimentos financeiros, previdência privada e planejamento financeiro pessoal, entre outros. É membro do grupo revisor para a CFP® Professional Magazine.

Graduada em Administração de Empresas, tem MBA em Finanças e é planejadora financeira CFP®.

Giuliano De Marchi, CFP®, CIMA®

Diversificação global, minimização de risco? • 11h20

Head of Latin America Funds Management Sales, J.P. Morgan Asset Management

Giuliano De Marchi ingressou no J.P. Morgan Asset Management em junho de 2013. Giuliano tem extensa experiência no mercado financeiro, trabalhou nos últimos 10 anos na AllianceBernstein Investimentos, mais recentemente como Country Manager. Anteriormente, trabalhou como Gerente de Vendas na Cigna Retirement and Investment Services e também no Bank of America. É graduado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem especialização em estratégias para negócios internacionais pela London School of Economics, Inglaterra e possui MBA em finanças e ciências atuariais pela USP. Além disso, Giuliano possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) e a certificação CIMA® (Certified Investment Manager Analyst), e também é Diretor da Planejar.

Jan Karsten, CFP®

Abertura • 8h45

Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e Mestre em Economia (strictu sensu) pela FGV-SP. Chartered Financial Analyst (CFA Charterholder) e Certified Financial Planner (Planejar).

Com 26 de experiência no mercado financeiro, passou pelo Banco Matrix, BankBoston, UBS e Citi. Atualmente é CEO da GPS, empresa controlada pelo Banco Julius Baer, e também atua como presidente da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Jean-Pierre Cote Gil

Riscos de crédito, mercado e liquidez – Casos recentes • 14h

Sócio, gestor de investimentos e responsável pela área de crédito na GPS, atuou anteriormente como gestor de investimentos. Foi responsável pela área de pesquisa de crédito e renda variável na Western Asset Management Company, onde atuou de 2011 a 2017, colaborando na gestão de cerca de R$ 8 bilhões em ativos de crédito tradicional, estruturado e de securitização alocados em fundos e carteiras sob gestão.

Entre 1999 e 2010, atuou como analista na Standard & Poor’s Ratings Services, cobrindo diferentes áreas analíticas, incluindo empresas, infraestrutura, project finance e finanças estruturadas. Foi responsável pela área de finanças estruturadas e securitização da Standard & Poor’s no Brasil entre 2007 e 2010.

Graduado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), foi membro do Comitê de FIDC da ANBIMA entre 2012 e 2017 e possui a Certificação de Gestores ANBIMA (CGA).

Lavínia Martins, CFP®

Trajetória financeira do brasileiro • 15h40

Planejar

Planejadora financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, é fundadora da Fluxo Planejamento Financeiro. Profissional CFP® desde 2010, diretora da Planejar (2015-2017, 2017-2019), e membro do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da Anbima. Professora de Finanças Pessoais da B3 Educação, participa desde 2014 do OCDE-INFE, o network internacional sobre educação financeira da OCDE. Ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 13 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. É especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia Business School em Nova York, EUA; possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper; e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Coordenadora da Comissão de Conscientização Financeira, que realiza ações de educação financeira para o público, e representante da Planejar no Comitê Consultivo de Educação da CVM.

Participa das Comissões da Planejar desde 2010, começando na Comissão de Representação, onde fez parte do grupo que iniciou a coluna Consultório Financeiro no jornal Valor Econômico e da organização dos eventos do Programa de Educação Continuada da Certificação CFP®. Participou também das Comissões de Educação, Marketing e Relacionamento com os Associados e na criação da Comissão de Conscientização Financeira.

Luciano Snel

Planejamento de vida: os riscos de viver além do esperado • 12h10

Presidente da Icatu Seguros

Iniciou sua carreira no Banco Icatu, em 1992, como estagiário e tornou-se Gerente de Portfólio de Ações. Em 2002, juntou-se à Icatu Seguros, quando liderou a criação do negócio de Gestão de Ativos, atualmente Icatu Vanguarda. Assumiu a presidência da Icatu Seguros em abril de 2014. Atuou como vice-presidente executivo de Planejamento e Vendas da Icatu Seguros desde outubro de 2010. Anteriormente, foi diretor de Produtos e Marketing. Também é vice-presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Possui graduação em engenharia mecânica pela PUC-RJ. É mestre em engenharia industrial com ênfase em Finanças e participou do Stanford Executive Program em 2010. É certificado pela CFA (Chartered Financial Analyst).

Luiz Kignel

Desafios sucessórios em estruturas familiares mais complexas • 14h50

Sócio do escritório Pompeu, Longo & Kignel Advogados

Advogado na área do direito de família e sucessões com especialização em planejamento sucessório e organização patrimonial, é sócio do escritório Pompeu, Longo & Kignel Advogados. Professor convidado do curso de empresas familiares da Fundação Getulio Vargas –  GVPEC – São Paulo. Membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da GVLaw e membro associado do Instituto Brasileiro de Direito de Família e da Associação de Direito de Família e das Sucessões.

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, possui especializações em direito privado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; direito processual civil pelo COGEAE da Faculdade de Direito da PUC-SP; e mediação e arbitragem pela escola de direito da Fundação Getúlio Vargas.

É co-autor dos livros “Os Negócios e o Direito – Sobrevivência Legal no Brasil”, “Patrimônio e Sucessão – defendendo os herdeiros e os negócios”, “Planejamento Sucessório – aspectos familiares, societários e tributários”, “E Deus criou a empresa familiar – uma visão contemporânea” e “Empresas Familiares – Governança Corporativa, Governança Familiar, Governança Jurídica”.

Mirian Abe

Riscos de crédito, mercado e liquidez – Casos recentes • 14h

Analista de crédito do Grupo XP

Com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuou como Diretora de Finanças Estruturadas na Fitch Ratings, foi analista de Asset & Liability Management no ABN Amro Real e iniciou sua carreira no BankBoston. É formada em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e mestre em economia pela FGV.

Otavio Dantas

Cybersecurity – Segurança na era das fintechs e redes sociais • 10h05

Ao longo de sua carreira, Otavio desenvolveu experiência em consultoria de gestão, empreendedorismo, startups e grandes corporações.

No Boston Consulting Group, seu trabalho abrange diversas indústrias, especialmente as de serviços financeiros e de telecomunicações, nas quais conduz programas de transformação que envolvem questões chave do planejamento de líderes incluindo estratégia corporativa, estratégia digital, marketing, operações e desenvolvimento corporativo.

Apaixonado por tecnologia, Otavio tem dedicado seus últimos anos na área de transformação digital, da estratégia à execução, incluindo temas como estratégia de tecnologia da informação, cultura e organização digital, metodologia Agile e governança, entre outros.

É membro das práticas de Tecnologia, Mídia & Telecomunicações e de Serviços Financeiros, bem como o representante local no Brasil da iniciativa de Digital Banking do BCG.

Paulo Colaferro, CFP®

O futuro do planejador financeiro • 16h30

Sócio Fundador do Grupo Taler

Formado em administração de empresas pela PUC-SP, possui MBA em finanças pelo Insper. É profissional Certified Financial Planner. Administrador de Valores Mobiliários pela CVM e Certificado Conselheiro de Administração pelo IBGC. Foi conselheiro de regulação e melhores práticas da atividade de Gestor de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, Diretor do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) de 2006 a 2012 e atual Vice-Presidente da Planejar. É professor da Fundação Dom Cabral para o programa PDA no módulo de gestão de patrimônio. Foi responsável pelo desenvolvimento da área de planejamento financeiro para a Mutual Life Insurance Company of New York no Brasil.

Paulo Valle

Planejamento de vida: os riscos de viver além do esperado • 12h10

Presidente da Brasilprev

Atualmente presidente da Brasilprev, empresa especialista em previdência privada e líder do setor em ativos, captação líquida e arrecadação, foi subsecretário de Dívida Pública do Tesouro Nacional entre 2006 e 2015, responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores e agências de rating. Antes disso, de 1999 a 2006, foi Coordenador Geral de Operações da Dívida Pública, liderando a criação e implantação do programa Tesouro Direto. Também fez parte do grupo técnico entre Ministério da Fazenda, Banco Central, CVM, SUSEP e PREVIC, responsável por modernizar a regulamentação do mercado de capitais e incrementar o funding de longo prazo na economia brasileira.

Tem MBA em finanças pelo IBMEC e especialização em economia pela George Washington University. Atuou como membro do Conselho de Administração da Brasilprev, entre 2007 e 2009, e teve participação ainda em conselhos como o de Administração da Caixa Econômica Federal e nos Fiscais do BNDES, BR Distribuidora e Vale. Atua também como vice-presidente da Federação Nacional de Previdência e Vida (Fenaprevi).

Pedro Guimarães, CFP®

O futuro do planejador financeiro • 16h30

Empreendedor, é sócio-fundador e CEO da FIDUC, empresa de gestão patrimonial baseada no modelo fiduciário da Saint James Place – UK. Também no mercado financeiro, foi sócio e principal executivo da Alocc Alocação Patrimonial e trabalhou no Private Equity da PCP (f.k.a. Pactual Capital Partners). Ainda, foi sócio e atuou durante 10 anos na Conspiração Filmes, onde chegou a ocupar a posição de CEO.

É formado em administração de empresas pela PUC/Rio e realizou o OPM Program (Owner/ President Management) da Harvard Business School.

Renato Dolci

Cybersecurity – Segurança na era das fintechs e redes sociais • 10h05

Cientista político, filósofo e mestre em economia e econometria pela Universitè Sorbonne (Paris I). É especialista em mercado de ações pelo Instituto Bovespa e tem experiência em desenvolvimento de projetos especiais, produtos e metodologias voltadas para cultura data driven e modelos estatísticos com variáveis de Big Data.

Desenvolveu trabalhos para clientes como Presidência da República, Microsoft, Rede Globo, FIESP, Ministério da Justiça, ABIN, Sebrae, Itaú, GM e Mercedes, entre outros. É consultor chefe do e-commerce do Banco do Brasil, membro homenageado da inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo e convidado especial da Casa Branca (EUA) para falar sobre monitoramento de ambiente digital.

Sergio Opice Mattar, CFP®

O futuro do planejador financeiro • 16h30

Executivo do Banco Santander – Ultra High e distribuição de Family Office do Private Banking em São Paulo

Formado em administração de empresas pela FGV, possui 22 anos de experiência profissional no mercado financeiro, onde atua desde 1995, sempre em instituições reconhecidas como Banco Patrimônio/Salomon Brothers (1995-1999), JPMorgan Chase (1999-2001) e BTG Pactual (2002-2017), incluindo experiências internacionais em Nova Iorque, Londres e Zurique.

Sylvio Castro, CFP®

Diversificação global, minimização de risco? • 11h20

Sylvio Castro é o CIO da plataforma de Private Banking da Credit Suisse Hedging-Griffo, responsável por PM de todos os mandatos exclusivos nessa mesma plataforma.

Atua no setor de gestão de investimentos desde 1997, inicialmente como gestor de risco e posteriormente como PM na ABN AMRO Asset Management. Em 2009, tornou-se CIO do setor de PWM do Goldman Sachs para o Brasil. Após quatro anos no GS, tornou-se CIO do Private Banking da Credit Suisse Hedging-Griffo (o segundo maior banco privado do Brasil).

Concluiu seu mestrado em finanças na London Business School em 2004 e é formado em engenharia industrial pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Valter Police Junior, CFP®

Planejamento de vida: os riscos de viver além do esperado • 12h10

Planejador Financeiro Pessoal, certificado CFP® desde 2008 e consultor há mais de 20 anos, é Membro da Academia FIDUC e sócio da Police Consultoria e Treinamento.

Autor do livro “Meu Planejamento Financeiro”, pela editora Buqui, é frequentemente chamado para participar, como especialista, de reportagens realizadas por veículos de mídia como Folha de S. Paulo, Valor Econômico, TV Globo, Exame, UOL, Terra, Globonews e RedeTV, entre outros.

Atende demandas voltadas à educação financeira de colaboradores de empresas de todos os portes, fazendo palestras, cursos, clínicas, treinamentos, além de geração de conteúdo e também atende individualmente pessoas ou famílias que precisam de assessoria para cuidar de suas finanças pessoais.

William Heuseler, JD, LLM, TEP©

Desafios sucessórios em estruturas familiares mais complexas • 14h50

Head Global do Fiduciário e Wealth Planning – Itaú Private Bank

Graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializado em Trust Law pela Kaplan-Hawksmere School, em Londres, participou do programa de LLM em Banking, Corporate and Financial Law pela Fordham Law School de Nova York e especializou-se em Deal Negotiation na Harvard Business and Law School. Possui mais de 20 anos de experiência atendendo clientes de ultra-high net worth, com expertise em projetos de redomicílio, proteção patrimonial, governança familiar e corporativa, dentre outras estratégias de Wealth Planning. Atualmente é membro da divisão brasileira do STEP (Society of Trust and Estate Practitioners) e é autor de diversos artigos sobre planejamento patrimonial internacional.

  INSCRIÇÕES

Inscrições encerradas.

Informações sobre hospedagem.

  PATROCINADORES

LOCALIZAÇÃO
WTC Convention Center – Av. das Nações Unidas, 12551

Estacionamento: Até 3 horas Até 6 horas Até 9 horas Até 12 horas
Self-Parking R$ 34,00 R$ 52,00 R$ 62,00 R$ 70,00
Valet Parking R$ 44,00 R$ 62,00 R$ 72,00 R$ 80,00

CONTATO

(11) 4280-8520
planejar@planejar.com.br

Visite o site planejar.org.br