Artigos Planejar

A escola do meu filho ofereceu o pagamento anual, à vista, da mensalidade. Vale a pena?

Recebi a proposta de pagar a escola do meu filho em um pacote anual, de uma vez só, com 15% de desconto se pagar o ano todo à vista. Eu tenho o dinheiro, mas vale a pena financeiramente?

Sandra Melo, CFP®, responde:

Para decidir entre pagar à vista ou parcelar, três fatores são primordiais em um planejamento: disponibilidade financeira, desconto apresentado e valor envolvido.

Disponibilidade financeira não é apenas ter uma reserva de segurança para o pagamento de despesas emergenciais. Envolve ter recursos em aplicações de curto prazo, como poupança, CDB e Fundos DI. A retirada de aplicações que estavam destinadas à diversificação de longo prazo pode acarretar tributação mais alta, estar sujeita a carência de resgate ou, mesmo sem carência, ter prazo mais longo para crédito do recurso na conta e, principalmente, ter impacto decorrente da volatilidade – oscilação entre variação positiva e negativa – que torne pouco atrativo efetuar o resgate fora do período planejado.

Desconto para pagamento à vista costuma ser negociação comum entre os brasileiros, mas vale analisar o percentual de desconto que está sendo oferecido. A depender do cenário econômico, o mesmo desconto pode ter pouca ou muita representatividade. Para 2022, segundo o relatório Focus do Banco Central divulgado em abril, a expectativa atual é terminar o ano com a Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, em 13,00%, o que representa uma taxa alta para investimentos em renda fixa, porém também representa recessão econômica, inflação alta e um consequente aumento do custo de vida da população. E você pode se perguntar: mas o que isso tem a ver com o desconto? Tem tudo a ver, pois, se o desconto for pequeno em relação às taxas de rentabilidade oferecidas nas aplicações de renda fixa, você vai ganhar mais deixando seu dinheiro investido. Por outro lado, negociar um bom desconto à vista num momento de recessão econômica, com incertezas em todas as áreas, pode representar tranquilidade, já que vai reduzir o seu comprometimento com parcelas mensais.

Para você entender o cálculo de qual percentual de desconto representaria vantagem, pode ser usada como exemplo uma situação hipotética de aplicação em CDB DI pós-fixado sem carência com possibilidade de resgate imediato e 100% do CDI como rentabilidade. Segundo divulgado no site do Banco Central, o índice DI médio de abril de 2022 foi de 11,65%. Se esse valor for usado como projeção de rentabilidade média em 12 meses, a aplicação teria rentabilidade bruta nesse mesmo percentual e, descontado o imposto de renda desse período, que cairia na tabela progressiva de 17,5%, sobraria o percentual líquido de 9,61%. Assim, se o percentual de desconto para pagamento à vista for superior a esse rendimento projetado, pode ser aceito, porém é importante considerar os outros fatores do planejamento financeiro.

O último fator a ser analisado é o valor envolvido, já que um desconto menor pode parecer mais atrativo em operações com volume maior. Para pequenas despesas, o ideal é sempre negociar desconto para pagamento à vista. Caso o valor à vista seja o mesmo que parcelado, deve-se considerar o parcelamento. Para valores maiores que representem retirar um percentual significativo das aplicações de curto prazo ou até mesmo de outras aplicações de longo prazo, é preciso ponderar opções que reduzam o impacto desse custo de aquisição nos investimentos, como também evitar acúmulo de despesas que sobrecarreguem o orçamento familiar mensal.

Portanto, respondendo ao questionamento, considerando que existe a disponibilidade financeira e que o desconto apresentado para o ano vigente, no momento, está superior à rentabilidade das aplicações em renda fixa, desde que o valor envolvido não represente um alto recurso a ser desembolsado, a proposta da escola vale a pena financeiramente. O importante é sempre analisar o cenário para identificar a viabilidade, seja para um pagamento específico de escola, seja para outras situações que apresentem aparente benefício.

Sandra Melo é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial  Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no site Época Negócios em 24 de Maio de 2022

1