Seu Planejamento Financeiro

Como economizar para sair do vermelho?

Saul Ribeiro, CFP®, responde:

Sem dinheiro para pagar as contas? O Cartão explodiu? O Dinheiro está acabando antes de terminar o mês? Como sair do vermelho agora e começar a guardar dinheiro? Neste artigo serão apresentadas 4 orientações simples e valiosas para ajudá-lo a resolver este problema e começar a dormir tranquilo.

Para virar o jogo é necessário organização, disciplina de execução, disposição para mudar hábitos, atitudes e fazer adaptações caso necessário. 

1 – Organize-se e faça o seu orçamento familiar.

Esta é a etapa mais importante e o objetivo é fazer um diagnóstico completo, assim você terá uma visão mais assertiva do problema e maior controle da situação.

 – Escreva no papel ou planilhas de Excel ou até em aplicativos financeiros, todas as despesas com as suas datas de vencimento e se houver dívidas proveniente de linhas de crédito, coloque ao lado os dados atualizados da parcela, taxa, prazo e saldo devedor. Coloque também, todas as receitas, salário, pró labore, serviços extras, comissões etc.

– Verifique as datas de todas as despesas e se possível altere as datas de vencimento para logo após os seus recebimentos, isso irá evitar perder o fôlego com uma despesa inesperada no final do mês.

– Se possível separe ou sublinhe as despesas fixas: (Alimentação, Educação, Consumo, Moradia etc), das variáveis: atividades de lazer (festas, cinema, restaurantes), prestadores de serviço, faxineira etc.

 – Ao final identifique o valor total das dívidas e a diferença que está faltando entre as receitas e despesas.

 2- Defina prioridades e faça os ajustes necessários.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a virar o jogo! Tendo o seu orçamento pronto, agora você sabe exatamente o quanto ganha e o quanto está gastando todo mês!

– Comece pelas dívidas e parcelamentos com taxas mais altas: Renegocie com os credores, utilize os mutirões de renegociação e em caso de direitos não atendidos, você poderá acionar o Procon. Lembre-se que agora em função da pandemia, muitas instituições estão dando condições melhores de negociação aos seus clientes. 

– Você pode se desfazer ou refinanciar algum bem imóvel ou veículo, vender algo de valor ou que não esteja usando, realizar trabalhos temporários para levantar um dinheiro extra. Exemplo: Motorista de aplicativo / entrega, Passeador de Cachorros, Aluguel de Quarto ou Garagem etc. Não se preocupe em desapegar, depois que sair do vermelho você irá recuperar os itens novamente.

– Caso conseguir levantar algum valor, negocie e priorize o pagamento à vista com desconto ou analise se vale a pena o parcelamento de acordo com o seu fluxo de caixa mensal.

– Se tiver um financiamento imobiliário em andamento lembre-se que agora é um bom momento de rever a taxa e fazer a portabilidade para outra instituição com taxa melhor e com isto diminuindo a prestação mensal.

– Identifique, diminua, substitua e se necessário elimine despesas desnecessárias ou não essenciais, ao menos por um tempo até a situação se normalizar. Aqui você poderá encontrar fonte de recursos saindo pelo ralo todo mês e que muitas vezes não se percebe.

 Exemplo: cinema, presentes caros, serviços on line, excessos na conta de luz, telefone, pacotes de internet e TV a cabo, faxineira, excessos de supermercado, restaurantes e fast foods, viagens e mensalidade escolar – Neste último negocie com a escola e se for necessário troque de escola.

3 – Mude os seus hábitos e atitudes, se necessário.

– Situações extremas, requer medidas e decisões extremas, então pare de sofrer com a situação atual e diga para você mesmo (a) que não aceita esta realidade atual. E com determinação e disciplina, elimine hábitos ruins e impulsivos. Só assim você conseguirá sair do vermelho, pois de nada adianta tudo isso se os hábitos, consumos e atitudes continuarem os mesmos.

– Após fazer o diagnóstico, definir as prioridades e os ajustes, é essencial ajustar os gastos de acordo com as receitas mensais, para evitar novas dívidas. Se possível compre à vista com desconto ao invés de parcelar.

4 – Resista a tentação de fazer novas dívidas e comece a guardar dinheiro.

– Após sair do vermelho e com uma vida mais equilibrada o seu objetivo agora é fazer uma reserva para emergências, equivalente a 6 ou 12 meses o valor correspondente às suas despesas mensais.

-Este dinheiro precisa ser destinado a investimentos conservadores e de alta liquidez, podendo resgatar a qualquer momento, exemplo:

– Tesouro Selic;

– CDBs de bancos de primeira linha;

– Fundos de renda Fixa;

– Lembre-se que a poupança hoje, rende menos do que a inflação e não lhe dá flexibilidade, pois você fica preso à data de aniversário.

– Antes de começar a aplicar, converse com o seu gerente ou especialista de investimentos, esclareça os seus objetivos e preencha o perfil de investidor. Assim ele irá lhe indicar o produto mais adequado às suas necessidades.

Saul Ribeiro é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 13 de outubro de 2020.

0