Consultório Financeiro

Como escolher o seu planejador financeiro

Contatei um profissional CFP para aconselhamento sobre meus investimentos, e ele propôs que antes fosse feita a minha ?anamnese financeira?. Ele não quer me ?vender? mais do que preciso?

Silvio Paixão, CFP®:

O ser humano tem necessidades que, uma vez satisfeitas, levam a outras maiores, numa busca incessante por satisfação crescente (Maslow). É intrínseco de nossa natureza persegui-las constantemente. Em contraponto, as percepções e entendimentos de cada indivíduo em relação ao outro sobre seus relacionamentos e expectativas divergem, provocando desgastes e conflitos, mesmo que insconscientemente, por conta das diferenças de experiências, origens, cultura, formação e ruídos na comunicação. 

Passa-nos despercebido também que, com o tempo, sofremos mudanças fisiológicas e psicológicas, assim como o mundo e as pessoas que nos cercam afetam o nosso modo de ser e de exercitar nossas vontades. Você se recorda de quando tinha 20 anos? E como era o ?seu mundo? há 5, 15, 30 anos? Como você agia e reagia nesses tempos? 

Além disso, poucas pessoas têm consciência dos investimentos adequados hoje e para o futuro. Imagine, então, se um profissional sério e responsável terá condições de aconselhá-lo sem procurar entender seus valores, sua unidade familiar e objetivos de vida ? é possível? Você deve concordar que não. 

Consciente disso e de que os recursos são finitos, a economia e os mercados estão em constante movimento e quão amplo e diversificado é o campo das finanças, o profissional deve buscar, desde o primeiro contato, estabelecer as bases de seu relacionamento e do trabalho a ser contratado. 

Com isenção, o profissional CFP deve entender suas necessidades, e como elas podem se desdobrar no futuro. Ele, de fato, está observando o Princípio da Objetividade, preconizado no Código de Ética e Responsabilidade Profissional do IBCPF, órgão responsável no Brasil pela certificação internacional CFP. 

Em acréscimo, esse processo pode lhe proporcionar um melhor entendimento de suas próprias características e de seu relacionamento com o profissional, de forma a estabelecer uma relação profícua e duradoura para ambos. 

Por isso, é recomendável e prudente que seja feita a sua ?anamnese financeira?, exatamente para identificar sua situação presente e o que se pretende para aquela determinada parcela de sua vida financeira. Caso contrário, a probabilidade é grande de que o serviço comprado fique bem longe do que você procura e, pior, do que precisa. 

É bom esclarecer que é desejável e deve ser de seu interesse construir o ?seu? planejamento financeiro, pois através dele busca-se explicitar suas necessidades mais amplas, seus objetivos de vida, prazos para alcançá-los, características pessoais, bem como outras informações e aspectos pessoais e familiares que vão influenciar suas decisões e as formas de perseguimento de seus sonhos, integrando visão com alinhamento e interação de propósitos e dos recursos disponíveis ao longo de sua vida. 

Como as coisas deixaram de ser simples há tempos, entre os critérios para a escolha do profissional, destacam-se empatia, confiança e avaliação de sua capacitação, vivência e conhecimento aplicado (?savoir faire?). 

Boa Sorte e sucesso.

Silvio Paixão é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 12 de maio de 2014.

0