Artigos Planejar

Como planejar financeiramente os 15 anos da minha filha?

Adriana De Lucca, CFP®, responde:

Caro(a) leitor(a),

Ainda hoje uma festa de debutante suntuosa é o sonho de muitas meninas e de suas famílias. Sua preocupação é bastante razoável, pois grandes festas podem custar uma pequena fortuna, por isso é necessário manter a objetividade e os pés no chão para não acabar gastando muito além do previsto e contraindo dívidas.

Para garantir a alegria desse momento sem gastar além da conta, é melhor começar o planejamento o mais cedo possível. Neste caso são quase três anos até o grande dia e esse tempo deverá ser usado para se organizar, acumular os recursos necessários e buscar as melhores alternativas para reduzir os custos.

A primeira questão a ser respondida, que irá balizar todo o planejamento, é: qual é o valor-limite a ser gasto com a festa?

O próximo passo é começar a pensar qual tipo de festa desejam, quantos convidados (e já preparar uma lista preliminar) e outros fatores que possam afetar significativamente o custo do evento.

Cada item da festa deve ser colocado numa planilha, por exemplo buffet, salão de festas, decoração, música, roupas, filmagem e fotografia, convites, presentes para a aniversariante etc. A partir daí já podem começar a pesquisar o custo de cada item da lista e fazer orçamentos com os diversos prestadores e fornecedores que precisarão ser contratados. A planilha deve estar sempre atualizada, com a inclusão dos novos itens que surgirem e seus respectivos valores.

Separar uma pasta para colocar orçamentos, folders, contratos e toda a papelada que forem acumulando é uma forma de manter tudo organizado e ter sempre à disposição qualquer informação de que possam precisar. Organizar os arquivos numa pasta do computador, do e-mail ou na nuvem também vai ajudar.

Avalie a necessidade e a viabilidade de contratar um profissional especializado na organização de eventos. Pagar um profissional pode ser visto como um gasto extra ou um investimento dependendo de como os pais encaram organizar, gerir e executar as tarefas para produzir a festa e de quanto tempo dispõem para fazê-lo.

Após coletar os primeiros orçamentos, os pais saberão se aquele valor inicial que estavam dispostos a gastar será suficiente para criar a festa idealizada. Se a resposta for não, terão que decidir entre elevar o teto de gastos ou repensar o estilo e o tamanho da festa para reduzir os custos.

Se a família já possui os recursos para custear o evento, é importante escolher como investi-los para manter o poder de compra até o momento de iniciar os pagamentos. O dinheiro deve ser alocado em investimentos de baixo risco, com baixas taxas de administração e liquidez adequada ao prazo em que precisarão resgatar os valores. Investimentos atrelados ao IPCA são adequados para proteger seu capital da alta da inflação. Os juros do capital bem investido e um bom planejamento de desembolsos irão ajudar o(a) leitor(a) na acumulação dos recursos para a festa.

Se ainda não possuem capital suficiente, será preciso organizar as finanças da família para consegui-lo, principalmente se o dinheiro sairá do seu orçamento mensal. O ideal é dividir o valor total da festa, ou o que estiver faltando para atingi-lo, pelo número de meses até o pagamento das despesas e reservar, no mínimo, esse montante por mês.

Além do valor das despesas previstas, é importante calcular uma reserva para fazer frente às despesas não previstas que podem surgir. Lembre-se que, quanto melhor for feito o planejamento, menor será o risco de surpresas desagradáveis.

Um cuidado importante está no momento de contratar e pagar os fornecedores. Algumas empresas concedem descontos para pagamento antecipado e a maioria exige algum adiantamento no momento que o contrato é assinado. Pesquise o histórico das empresas, há quanto tempo estão no mercado, além de reclamações e processos de antigos clientes.

Por fim, considere partilhar com sua filha todos os aspectos da organização, inclusive o financeiro. Ela terá a oportunidade de aprender a lidar melhor com o dinheiro, criar e acompanhar um orçamento, fazer o melhor possível com recursos limitados e adequar os sonhos à realidade. Provavelmente é um dos aprendizados mais importantes que os pais podem proporcionar e irá ajudá-la a chegar mais preparada à vida adulta. Sucesso!

Adriana De Lucca é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 03 de Maio de 2022

1