Seu Planejamento Financeiro

Como formar um fundo de emergência e aposentar em 20 anos?

Quero investir R$ 2,5 mil por mês para formar um fundo de emergência e para me aposentar em 20 anos. Quais os melhores investimentos para esses objetivos?

André Alvarenga Chede, CFP®, responde:

Prezado(a) Leitor(a),

Primeiro, para o seu fundo de emergência, o ideal é buscar uma aplicação que tenha ao mesmo tempo segurança e liquidez.

Uma boa alternativa atende esses critérios é o Tesouro Selic, e que está disponível a qualquer investidor no Brasil. Assim você terá a segurança de um título público, a liquidez oferecida diariamente pelo Tesouro Nacional, e a estabilidade de rendimento da correção pela taxa Selic.

Vale destacar outras opções, como fundos referenciados DI com baixas taxas de administração, e CDBs pós fixados de Bancos. 

Outro ponto muito relevante a ressaltar é que, dado o atual cenário mais incerto da economia, ter uma reserva de emergência mais robusta é extremamente recomendável.

Agora, no que tange às aplicações voltadas para a aposentadoria, um caminho que atende as necessidades é a Previdência Complementar.

A Previdência Complementar possibilita cadastrar um débito automático, o que facilita muito a questão operacional, principalmente se você considerar o longuíssimo prazo como os 20 anos mencionados.

Esta modalidade ainda conta com outros benefícios, como o pagamento do Imposto de Renda apenas no resgate, a possibilidade de diversificação entre planos diferentes, e a facilidade no planejamento sucessório.

Entretanto você deve pesquisar muito bem os tipos de planos (VGBL e PGBL), as tabelas de IR (Progressiva e Regressiva), as taxas cobradas e o perfil e a rentabilidade dos planos oferecidos pelos Bancos e Corretoras, pois uma decisão errada agora pode afetar muito o seu futuro.

Além da Previdência Privada, o investidor pode optar por considerar montar uma carteira com outros tipos de aplicações, que vão desde o próprio Tesouro Direto, Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários e também Ações. Por isso é importante também que se busque entender qual é o seu Perfil de Investidor, estude as modalidades tanto dos produtos, como do risco inerente a cada uma delas e assim iniciar seu planejamento financeiro.

Desejo uma boa sorte na construção do seu patrimônio.

André Alvarenga Chede é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Email:  [email protected]

As respostas refletem a opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 07 de abril de 2020.

0