Seu Planejamento Financeiro

Como investir com pouco dinheiro em 2021

Theo Linero, CFP®, Responde:

Querido(a) leitor(a),

Sua pergunta é muito pertinente e permite algumas reflexões, entre elas “quanto é muito ou pouco dinheiro?”. Atualmente existem inúmeras opções de investimentos que permitem o acesso a partir de pequenos valores, como R$ 30,00 ou mesmo R$ 10,00, no caso da poupança, de alguns fundos de investimento ou de títulos do Tesouro Direto.

Mas, antes de falar sobre as alternativas de investimento, alguns passos são de extrema importância e, por vezes, acabam sendo negligenciados, resultando em uma carteira de investimentos que pode não refletir os anseios do investidor.

O primeiro passo a ser vivenciado é a sua identificação enquanto investidor(a): costumeiramente conhecido como conservador, moderado, arrojado ou agressivo, o perfil de investidor é uma ferramenta essencial no intuito de avaliar sua tolerância a riscos – afinal, você aceita maiores variações em seus investimentos ou prefere retornos menores, porém mais constantes? O perfil de investidor considera, entre outras variáveis, seu momento de vida, seu conhecimento sobre o tema, seu patrimônio e o prazo de investimento, por exemplo. Você poderá fazer a análise de seu perfil diretamente em seu banco ou corretora, preenchendo o questionário de Análise de Perfil de Investidor (API).

O segundo passo é entender suas motivações para investir: qual seu objetivo e o horizonte de tempo para a realização dele? Com base nessas informações é possível identificar produtos mais adequados para você.

É importante lembrar, no entanto, que antes de começar a investir em objetivos mais a longo prazo ou mesmo em opções mais arriscadas, todos os investidores deveriam ter a sua reserva de emergência (ou liquidez) construída. Esse valor é destinado para imprevistos, tais como a redução ou perda da renda, problemas de saúde ou mesmo o conserto de um eletrodoméstico, e deve considerar de 6 a 12 meses de suas despesas médias mensais. Esse dinheiro deve ser investido em opções de baixo risco e alta liquidez, ou seja, que são facilmente resgatadas se necessário. Produtos como Tesouro Selic, CDBs com liquidez, fundos de investimento atrelados ao DI ou mesmo a poupança podem ser opções para essa reserva.

Após conhecer seu perfil, identificar suas motivações e ter a sua reserva de emergência, é hora de começar a avaliar as alternativas de investimentos para seus objetivos – e, sim, você vai se deparar com inúmeras alternativas disponíveis no mercado, não apenas no Brasil como também no exterior!

Para iniciar seus investimentos é importante entender a diferença entre renda fixa e renda variável para definir como você vai montar a sua carteira. Na renda fixa estão os produtos com uma certa previsibilidade em seu retorno – pode ser prefixada (que lhe permite saber, ao investir, qual valor terá ao final do período, por exemplo 5% a.a.), pós-fixada (atrelada a um indicador que será a referência da sua rentabilidade, como Selic, taxa básica de juros, ou CDI, taxa que costuma andar próxima à Selic) ou híbrida (parte do rendimento é prefixada e parte é pós-fixada). Como exemplos, temos os títulos emitidos pelo governo federal, como Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA (que paga a inflação do período mais uma taxa prefixada), títulos emitidos por instituições financeiras, como CDBs, LCIs e LCAs, poupança e fundos de investimento de renda fixa. Eles são indicados para objetivos em qualquer horizonte temporal.

Já como renda variável são classificados os produtos que não possuem previsibilidade de retorno e, portanto, estão disponíveis em uma variedade de opções, tais como ações, fundos de investimento imobiliário e moedas. Esses investimentos, dada sua imprevisibilidade, são indicados para objetivos de médio (acima de 2 anos) e longo prazo.

Como esses serão seus primeiros passos, evite colocar todo o seu dinheiro em apenas um produto e, sempre que iniciar com uma nova opção, estude e invista uma pequena quantia para entender na prática o que o sobe e desce dos investimentos pode representar para você e o quão confortável você fica com o que é chamado de “volatilidade”. Quanto maior a volatilidade de um investimento, maior o sobe e desce que ele pode apresentar.

Não tenha receio de ir aos poucos até entender o que está fazendo e evite seguir o investimento do momento sem entender no que está investindo. Caso necessário, conte com a ajuda de um profissional qualificado para lhe orientar nessa jornada.

Bons investimentos!

Theo Linero é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no site Época Negócios em 27 de abril de 2021.

0