Seu Planejamento Financeiro

Quero investir em bitcoin. Como fazer isso sem saber operar?

Nunca tinha investido e resolvi começar a comprar bitcoin. Mas não sei operar gráfico e na maioria das vezes estou perdendo dinheiro. Queria investir mais. Como fazer isso sem saber operar?

José Raymundo Faria Junior, CFP®, responde:

Caro leitor(a)

Bitcoin, assim como outras criptomoedas, pode ser entendido como um ativo: Em dezembro de 2017, a CME, uma das principais bolsas de futuros dos Estados Unidos, lançou contratos futuros de bitcoin e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu a partir de setembro de 2018 que fundos de investimentos brasileiros invistam de forma indireta em criptoativos, ou seja, permitiu comprar cotas de fundos estrangeiros que tenham exposição ao bitcoin e a outros criptoativos.

Assim, pode-se comprar o bitcoin para longo prazo, mas também é possível fazer operações de curto prazo, principalmente “day-trade”, que é comprar e vender o mesmo ativo no mesmo dia. Mas, isso é pura especulação e não investimento. Vemos muitas declarações nas redes sociais de pessoas ganhando dinheiro com essas operações e, pior, oferecendo retorno diário bem elevado e garantido, algo que não existe no mercado financeiro. O assunto ganha importância ainda mais porque no mês de outubro de 2020 o bitcoin atingiu o recorde em reais.

Bitcoin, como outros criptoativos, tem a sua variação atrelada na sua própria dinâmica (oferta e procura) e também na variação do dólar. Essa dupla variação precisa ser entendida, por que muitas vezes pode-se verificar valorização em dólar, mas pode ocorrer perda em reais.

Em estudo recentemente divulgado pela FGV (“É possível viver de day-trade em ações?”), pouquíssimas pessoas persistem na atividade por vários meses (apenas 0,57%) e do restante, o resultado médio diário foi de um prejuízo de R$49. Apenas 0,13% das pessoas (127 indivíduos) que praticaram day-trade entre 2013 e 2018 conseguiram retorno médio de diário de R$100. O estudo não computou as pessoas que operam de forma especulativa com criptoativos, mas serve de base de comparação. Assim, apesar da possibilidade de ganhos nas operações especulativas, deve-se pensar em bitcoin como investimento para médio e longo prazo.

O primeiro passo antes de investir é ter o cuidado de formar uma reserva de emergência, que deverá equivaler a pelo menos 6 meses dos seus gastos e esse recurso deverá ser aplicado de forma muito conservadora, preferencialmente com liquidez diária e que siga a taxa Selic ou DI. Após esse passo essencial, o investidor precisa conhecer o seu perfil, que em geral é: “conservador”, “moderado” ou “agressivo”. Com base no perfil, pode-se montar uma carteira de investimento diversificada. Bitcoin, pela característica de alta volatilidade, poderá compor a carteira de investimento de um indivíduo com perfil “agressivo” e que possa manter esse valor aplicado no longo prazo. Além disso, os criptoativos devem compor uma parcela muito pequena (talvez 1%) do portfólio diversificado nesse momento.

No Brasil, há fundos multimercados que tem bitcoin em sua composição e recentemente o Fundo de Pensão do Governo da Noruega comprou participação em uma empresa que detém bitcoins. Além disso, no mês de outubro de 2020, um importante banco de internacional considerou que o bitcoin pode rivalizar com o ouro como moeda alternativa e deve se valorizar devido a busca de investidores millennials. Ou seja, os criptoativos começam a integrar portfólios geridos por investidores profissionais.

Há basicamente três formas de investir em bitcoin no Brasil: comprar diretamente através de uma corretora de criptoativo (e observar todos os cuidados de segurança, como: escolher uma corretora segura e ter muito cuidado com a sua chave privada, que é a única forma de provar que é o dono do criptoativo, se esquecer essa chave ou se a mesma for furtada, não terá como ter acesso aos seus ativos digitais), investir diretamente em fundo de bitcoin e/ou investir via fundo multimercardo que tenha bitcoin em sua composição. Caso invista diretamente em bitcoin, não há nenhum problema em resgatar o valor total ou parcial após uma forte valorização do ativo, já que lucro bom é lucro no bolso. Caso decida investir, evite começar com uma parcela relevante de recursos, comece com algo próximo de 0,5%, e aumente os aportes à medida que compreenda melhor o que é um criptoativo.

Enfim, exceto se você for um trader, que dedica a vida em operar no mercado financeiro, pense no médio e longo prazo, diversifique os seus investimentos e perceba que não há necessidade em “saber operar”, ou seja, se preocupar com movimentos de curto prazo. Dedique-se em ser um excelente profissional na sua área de atuação, seja feliz e bem sucedido. Dedique um pouco do seu tempo para estudar mercado financeiro e finanças pessoais e busque um planejador pessoal certificado para orientá-lo em como atingir as suas metas financeiras.

José Raymundo Faria Junior é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail:
[email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 03 de novembro de 2020.

0