Seu Planejamento Financeiro

Como me preparar financeiramente para ter filhos?

Janser Rojo, CFP®, responde:

Como Planejador Financeiro e pai de primeira viagem (meu filho vai fazer 1 aninho), poderia parecer que foi fácil para mim lidar financeiramente com a situação, certo? Pois bem, não foi! E isso dificulta ainda mais elaborar uma resposta a essa pergunta.

Hoje tenho a seguinte convicção: nunca ninguém está 100% preparado para ter um filho! Considerando não só a parte financeira, mas também emocional e familiar. E isso faz parte da beleza do aprendizado de ser pai.

Antes de ter meu filho, provavelmente minha resposta seria bem direta e racional, tipo receita de bolo:
1) Elabore um orçamento de tudo que vai precisar para montar o enxoval do mais novo integrante da família
2) Acrescente a este orçamento o custo esperado do parto, caso não tenha plano de saúde
3) Tenha consciência de que alguns custos a partir do nascimento serão maiores (como supermercado, farmácia, plano de saúde para o bebê, escolinha etc…), portanto já preveja no seu fluxo de caixa futuro estes acréscimos

Se estiver tudo OK com os pontos 1, 2 e 3 você estará preparado financeiramente para ter filhos. Simples não? Pois bem, não funciona bem assim…

Sobre o enxoval, por exemplo, posso dizer que fizemos um orçamento inicial e até começamos a ganhar várias coisas dos vovôs, titios e amigos. Eu pensei: “oba, vamos economizar!”, mas à medida que o quarto dele ficava pronto, mais detalhes inventávamos, afinal o “príncipe” está chegando não é mesmo? E os detalhes custam caro… Moral da história: estouramos o orçamento. Nos arrependemos? Nem um pouco.

Sobre o parto, também achei que não gastaríamos nada, afinal, tínhamos plano de saúde para isso! Porém, à medida que a gravidez foi avançando, minha esposa preferiu ser acompanhada pela sua médica de confiança que não atendia pelo plano. Coloque-se no meu lugar: teria coragem de discutir com a sua esposa sobre quem é o mais apto para essa tarefa? Eu nem questionei. Além disso, essa médica e sua equipe também realizaram o parto. Correu tudo bem! Foi o dinheiro imprevisto que paguei com mais satisfação na vida.

E os custos pós-nascimento então? Até que começamos economizando, já que sempre gostamos de jantar fora e agora isso não nos pertencia mais. Mas a economia parou por aí. Logo veio a questão da escolinha, pois minha esposa também trabalha fora e acabara sua licença maternidade. Foi então que descobri que um berçario período integral pode ser mais caro que uma faculdade! Não teve jeito, escolhemos pagar o preço para ter certeza que ele seria bem cuidado na nossa ausência.

Falando assim, parece que não adianta se planejar para este objetivo, não é mesmo? Adianta sim! Este planejamento será o ponto de partida para muita coisa. O que acontece é que a pessoa que você é planejando este “objetivo” não será a mesma quando este “objetivo” passar a ter um sexo e mais ainda quando passar a ter um nome! Terão que ocorrer várias adaptações no planejamento.

Minha recomendação, portanto, é que você planeje sim os passos 1, 2 e 3 que comentei acima, mas não vá achando que isso é suficiente. Melhor ainda se puder contar com um Planejador Financeiro Pessoal que vá acompanhando as suas mudanças de opinião para adaptar o planejamento financeiro de vocês. É sempre bom contar com alguém neutro, que não esteja envolvido emocionalmente com este projeto, para analisar com racionalidade o gasto com roupinhas, brinquedos, festa de 1º ano etc. já que os pais costumam cometer alguns excessos nessa fase. Essa economia pode ajudar nos gastos imprevistos não planejados.

Outro gasto pouco previsto é um seguro de vida para os pais, necessário para garantir ao filho sua escolaridade e conforto caso algo pior aconteça. Além disso, os filhos crescem, fazem cursos, faculdade, viagens. É importante manter uma visão de longo prazo sobre estas novas despesas.

Acompanhar o crescimento do meu filho está sendo uma descoberta diária de uma nova versão minha muito mais forte, adaptável e preparada para adversidades. Caso você tenha lido este texto até aqui e isso te deixou ainda mais aflito com a questão de ter filhos, eu diria: “calma, sua nova versão será muito diferente e com poderes que você ainda desconhece que possui”. Não é à toa que todo filho enxerga em seus pais os verdadeiros super-heróis que são.

* Janser Pinheiro Rojo é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Associação Brasileira de Profissionais Financeiros – Planejar. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 25 de julho de 2017.

0