Seu Planejamento Financeiro

Como organizar melhor as despesas para o lazer?

Gabriel Antaki Moussatché, CFP®, responde:

Prezado leitor, obrigado pela pergunta.

Para a grande maioria das pessoas, os momentos de lazer são os principais motivadores da vida de um indivíduo e também muito importante para a união familiar.

Não vou entrar muito no critério do que é lazer, pois isso é muito particular. Mas, a meu ver, podem ser atividades simples ou mais complexas e podem envolver programas curtos, como uma caminhada com uma água de coco, um filme com pipoca no sofá de casa, um jantar fora ou uma viagem, e essa lista é infinita.

Porém, sabemos que juntar dinheiro não é fácil. Sugiro começar montando um fluxo de caixa com todas as suas receitas e despesas, para depois estruturar o orçamento mensal/anual.

Em seguida, é preciso se organizar para listar todas as suas despesas e, aqui, quanto mais organizado você for, melhor será o resultado. Passe a anotar tudo, desde o cafezinho na rua, até o aluguel ou as despesas maiores, sejam elas recorrentes ou não.

Existem aplicativos grátis muito bons para isso, tanto em versão para computador como para celular. Mas, caso não seja prático para você, pode anotar em um bloco de notas físico ou no celular. Caso tenha anotado em um bloco de notas, posteriormente terá que passar para uma planilha. Dica: não deixe acumular as anotações; vá anotando a cada gasto, porque depois existe uma chance alta de você não lembrar.

O passo seguinte é categorizar as despesas, e aí vai de cada um. Sugiro, no mínimo, um nível de abertura (habitação, transporte, alimentação, educação, saúde, vestuário, lazer, etc.). Quanto maior a abertura, mais fácil será analisar os dados, porém mais trabalho dará para manter atualizado.

Exemplo: despesa de habitação é o 1º nível e, no 2º nível, eu separo em despesas com aluguel, condomínio, luz, etc.

Agora, vamos somar/agrupar as despesas da mesma categoria. Os apps fazem isso por você; caso esteja em planilha digital, há fórmulas que fazem isso.

Por fim, vamos analisar as despesas; sugiro começar dos maiores valores para os menores e questionar cada linha, se é possível reduzir o gasto ou gastar de outra forma. Exemplos:

– Preciso pegar transporte privado/táxi todo dia para o trabalho?
– Consigo reduzir meu gasto com alimentação na rua?
– Meu plano de celular está adequado? E o plano de TV a cabo?

Outra forma é tentar gastar menos, mantendo o mesmo padrão de consumo, sempre se questionando: estou comprando no mercado mais barato? O posto de gasolina em que abasteço é o mais barato?

Ao olhar o fluxo de caixa por inteiro, é incrível a quantidade de despesas desnecessárias que algumas pessoas encontram, e o dinheiro para o lazer começa a surgir. (Um exemplo: uma pessoa que tem uma conta bancária inutilizada, pagando uma mensalidade de R$ 45 por mês, gasta R$ 540 no fim do ano).

A execução orçamentária (orçado x realizado) é a principal ferramenta financeira: através dela é possível identificar gastos muitas vezes desnecessários, alguns deles, inclusive recorrentes.

Não se esquecer também de incluir uma reserva para emergências e aposentadoria. A reserva mínima acumulada para emergências recomendada é de 6 vezes a sua despesa mensal, porém o ideal são 8 meses. Ela deve ficar em uma aplicação de baixo risco com liquidez imediata, como um fundo DI ou um CDB com liquidez. Caso não tenha uma reserva formada, será necessário incluir no seu orçamento. Aposentadoria é tema de outro tópico, e o quanto antes você começar a juntar, melhor.

Outro ponto importante, na hora de gastar o dinheiro para o lazer, pergunte-se: estou gastando da melhor forma?

Digo isso, porque muita gente não programa uma viagem com antecedência, acarretando gastos maiores, ou não utiliza os comparativos de preços de hotéis, passagens, aluguéis de carro (não vou me estender porque viagem é meu tema favorito!). Ou não espera uma promoção legal para comprar aquela fita de videogame ou, quando vai ao cinema, não utiliza os benefícios de meia-entrada que quase todos os cartões oferecem – algumas operadoras de celular, TV a cabo e até programa de fidelidade de postos de gasolina oferecem meia-entrada!

Espero ter ajudado um pouco.

Gabriel Antaki Moussatché é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected].

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 16 de abril de 2019.

0