Artigos Planejar

Como proteger das oscilações de mercado em ano de eleições

Ana Lucia Rocha, CFP®, responde:

Anos de eleição no Brasil são historicamente marcados por alta volatilidade no mercado. A incerteza sobre o nome do candidato que irá administrar o país pelos próximos anos e a política econômica e fiscal que será aplicada nas diretrizes do governo traz instabilidade sobre qual direção seguir para a proteção e preservação do patrimônio nesse período, mas continuam a existir oportunidades de bons investimentos.

As palavras-chave do momento são diversificação e proteção, já que, além do ano eleitoral, ainda vivemos a pandemia de Covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o que faz com que os mercados estejam cada vez mais instáveis. Diante desse cenário, ter uma parcela dos investimentos com maior liquidez ajudará os investidores com incertezas pessoais. Isso também funciona como uma reserva de emergência, um porto seguro em caso de necessidade imediata, que pode ser um fundo de renda fixa simples, por exemplo.

Entre os ativos considerados defensivos na carteira de investimento, títulos pós-fixados e atrelados à inflação são um bom exemplo. Os pós-fixados podem ser Tesouro Direto (como o Tesouro Selic), CDB, LCA, LCI e outros atrelados ao CDI ou à taxa Selic. Para a estratégia de inflação, há opções de curto e médio prazo no Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA. Elas acompanham o índice inflacionário oficial do país, por isso podem trazer menos volatilidade em comparação com os títulos de prazos mais longos e ser uma estratégia mais acertada para esse tipo de cenário eleitoral, já que estamos experimentando uma escassez de insumos e alta de preços para o consumidor.

Com uma parte do capital em investimentos conservadores, é possível se arriscar um pouco na Bolsa de Valores com ações de empresas mais estáveis diante das oscilações de mercado. Porém, aplicar em ações requer mais conhecimento sobre as empresas disponíveis. Uma alternativa são os fundos de ações de dividendos que seguem a estratégia de investir em empresas sólidas e tradicionais, que trazem mais segurança em momentos de instabilidade.

Outra estratégia são os investimentos no exterior. Ter parte do patrimônio aplicado em moeda forte e com baixas oscilações de mercado de juros pode ajudar a proteger a rentabilidade da carteira. Entre as opções de investimento em moeda estão BDRs, fundos multimercados, fundos cambiais e ETFs, por exemplo. Há, ainda, a possibilidade de abrir uma conta no exterior e aplicar diretamente em ativos disponíveis no mercado internacional.

Investindo em cenários adversos

Esteja sempre atento ao seu perfil de investidor, tomando cuidado com o chamado “efeito manada”, que é a aplicação de seu patrimônio em ativos em que outras pessoas então investindo com apetite a risco incompatível com o seu. Aplicações com rendimento momentaneamente elevado podem trazer prejuízos. Em tempos de incertezas, o objetivo prioritário dos investimentos é a proteção do patrimônio e a manutenção do poder aquisitivo.

Mesclar investimentos de renda fixa e variável e outros tipos de ativos, inclusive no exterior, permite equilibrar possíveis perdas em alguns setores com ganhos em outros.

Tenha clareza dos seus objetivos financeiros e de vida; isso ajudará a definir o tipo de investimento e o prazo, sendo o dinheiro usado para viabilizar esses objetivos. Em cenários de inflação acelerada como o atual, a estratégia em investimentos com juros pós-fixados tende a ser mais vantajosa.

Busque entender os riscos nos investimentos, pesquisando sobre as aplicações de interesse, o prazo de investimento e o retorno. Além disso, é importante prestar atenção às notícias do mercado para saber a hora de se reposicionar e aplicar novas estratégias ao portfólio de investimentos. Conte sempre com a orientação de um profissional qualificado para ajudar na elaboração da sua carteira de investimentos.

Ana Lucia Rocha Soares é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no site Época Negócios em 31 de Maio de 2022

0