Artigos Planejar

“Como sair das dívidas se não tenho mais recursos?”

Paula Sauer, CFP®, responde:

Atualmente no Brasil há mais de 63 milhões de inadimplentes e não existe uma única solução, pois são diversas razões que conduzem um indivíduo, ou uma família ao endividamento financeiro.

Identifique a razão, ou motivos que deram origem a dívida; desemprego, queda na renda e manutenção do padrão de vida, aumento brusco no valor de mensalidades, um negócio que não prosperou, reforma na casa, doença, divórcio, nascimento de um filho, ou de um neto… são histórias diferentes e cada um tem uma maneira de lidar com o dinheiro.

Encare a situação e não menospreze o poder dos juros compostos! Faça uma avaliação realista da sua estrutura orçamentária para geração de capacidade de pagamento, prevenindo assim não voltar a inadimplir durante a renegociação. Essa análise é necessária para que seja feita uma reorganização e renegociação eficiente.

Junte contratos, boletos, faturas; são importantes para identificar valores, prazos, taxas de juros e multas cobradas e o que já foi pago. Sem essa documentação, o devedor se sentirá mais vulnerável na hora de renegociar a dívida ou caso seja acionado judicialmente e até mesmo na hora de pedir ajuda aos órgãos de defesa do consumidor

É desconfortável, mas converse com os credores. Em muitos casos, cartões de crédito e cheque especial foram utilizados de maneira inadequada e as contas acrescidas de juros viraram uma bola de neve. Veja se é possível gerar alguma renda extra através de trabalhos extras; ou mesmo um hobby que possa se transformar em uma atividade remunerada. Ou também se há algum recurso que possa ser antecipado como Restituição do IR, FGTS, o 13o que está chegando.

Não descarte a possibilidade de vender algum bem para quitar a dívida. Se a instituição propuser uma renegociação, escolha honestamente prazos e valor de parcela, ofereça alguma garantia de pagamento e peça redução na taxa de juros. Se não entender o novo contrato ou não estiver de acordo, busque orientação dos órgãos de defensoria pública na sua cidade.

Paula Sauer é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail:  paula[email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site Exame ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Exame em 15 de dezembro de 2019

0