Consultório Financeiro

Como selecionar e contratar serviços de planejamento financeiro?

Comecei a ponderar sobre a contratação de serviços de Wealth Planning devido à grande instabilidade que temos enfrentado nos últimos anos. Porém, estou tendo dificuldade em encontrar e selecionar empresas que prestem tais serviços. Como faço para avaliar e contratar tal serviço? Existe alguma fonte de referência?

Bárbara Souza, CFP®, responde:

Sua pergunta é de extrema importância nos dias de hoje.

A wealth planning/management consiste na assessoria global do patrimônio de um indivíduo ou de uma empresa, considerando seus objetivos de curto, médio e longo prazos. Também conhecida como Planejamento Financeiro (como vamos tratá-la de agora em diante neste artigo), vai muito além da simples gestão de investimentos.

A palavra wealth (fortuna em inglês) sugere que se trata de um serviço aplicável somente aos que possuem um volumoso patrimônio, mas isso não é verdade. Na verdade, o Planejamento Financeiro é aplicável a todos, independentemente de idade ou tamanho do patrimônio.

O Planejamento Financeiro tem início muito antes da Gestão de Portfólio de Investimentos (essa é apenas uma das etapas do planejamento). Ele tem início na gestão orçamentária, que é regida por uma regra básica: receitas (ganhos) menos despesas (gastos) devem gerar uma poupança. E tem fim somente no final da vida, quando do planejamento da sucessão do patrimônio gerado ao longo da vida aos herdeiros.

Como cada indivíduo é único, assim é o Planejamento Financeiro. Único. Ele é desenhado considerando-se aspectos financeiros como rentabilidade, segurança, diversificação, liquidez e seus impactos fiscais, mas também considera os objetivos de vida do indivíduo, suas aspirações familiares e profissionais, e sonhos individuais. O norte do Planejamento sempre será buscar a boa saúde do patrimônio, o atingimento dos objetivos pessoais e a tranquilidade financeira.

São seis as etapas do Planejamento: Gestão Orçamentária, Gestão do Portfólio de Investimentos, Gestão de Riscos, Planejamento Tributário, Planejamento de Aposentadoria e Planejamento Sucessório.

Assim como a vida não é estática, o Planejamento também não é gravado em pedra. Ele pode (e deve) ser alterado conforme os eventos naturais da vida vão acontecendo. Do mesmo modo que um médico acompanha o paciente desde um check-up de rotina até um tratamento mais sério, o Planejador Financeiro também deverá lhe acompanhar nos mais diversos momentos.

Mas como selecionar um profissional com quem você terá um relacionamento tão longevo? Mais importante do que a casa onde o profissional trabalha (até porque muitos são autônomos) é o profissional em si. Como em todos os relacionamentos, esse deve ser pautado na confiança no profissional. Mas como construir tal confiança?

Existe uma certificação muito conceituada e reconhecida mundialmente para planejadores financeiros, a CFP® (Certified Financial Planner), que no Brasil é concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.

No site da instituição é possível localizar planejadores financeiros por especialidade inclusive. São mais de 7.300 profissionais em todo o Brasil. Além disso, é possível entender mais a fundo como é todo o processo do planejamento, além de ter acesso a palestras dos mais diversos temas.

Bárbara Souza é planejadora financeira pessoal na JBN Financial Partners e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 11 de julho de 2022.

0