Artigos Planejar

Como ter equilíbrio entre poupar para o futuro e não virar um “mão de vaca”?

Como ter moderação entre poupar para o futuro, para não passar dificuldades, e aproveitar a vida e não virar um “mão de vaca”? Como saber quanto gastar e quanto poupar?

Wander Vicente CFP®, responde:

A sua pergunta faz parte de um dos maiores desafios de um planejador financeiro pessoal: ajudar o cliente a definir como manter ou melhorar o seu padrão de vida no presente sem “abrir mão” da construção de um futuro seguro, no qual ele seja capaz de atingir os seus objetivos utilizando seus recursos financeiros.

Não existe uma alocação ideal para essa pergunta, pois cada pessoa possui a sua individualidade em relação a objetivos futuros e o cenário presente, contudo existem bons indicadores e questionamentos que ajudam a descobrir se você está no caminho certo em relação a aproveitar a vida e não virar um “mão de vaca”, e também se irá conseguir atingir seus objetivos futuros e se proteger contra possíveis dificuldades, dentro das suas características.

Para isso, responda as perguntas abaixo com bastante atenção:

1) Você tem definido e mensurado (em valor e tempo) os seus objetivos pessoais? O valor que você guarda hoje é suficiente para que isso aconteça no prazo que você quer?

A resposta à pergunta acima vai mostrar se o seu esforço financeiro de hoje é suficiente para atingir os seus objetivos futuros e se proteger contra futuras dificuldades. Vale ressaltar a importância de adicionar aos seus objetivos, caso ainda não tenha feito isso, a criação da sua reserva de segurança no curto prazo e o acúmulo de recursos para a aposentadoria (segurança).

2) Hoje, você é capaz de poupar entre 10% e 30% da sua renda líquida para objetivos futuros?

A resposta a essa pergunta vai mostrar se você é capaz de equilibrar presente e futuro em relação ao uso do dinheiro. A proporção entre 10% e 30% vai depender do seu cenário atual, dos seus objetivos e do esforço necessário para atingi-los, mas já é um bom indicador sobre a destinação de recursos entre presente e futuro, e como você está em relação a isso.

3) Hoje, além de pagar as despesas cotidianas (moradia, transporte, saúde, alimentação, financiamentos e dívidas etc.), você consegue desfrutar de momentos de lazer pessoal e vivenciar seus hobbies com o seu dinheiro? Você consegue pagar as despesas cotidianas e ainda sobra dinheiro no final do mês?

– Se a sua resposta for sim à primeira parte da pergunta e se ainda sobra dinheiro no final do mês, existe uma grande chance de você estar usando seus recursos para viver o presente e de poder realizar projetos futuros. Você precisa apenas mensurar se o valor que sobra é suficiente para viabilizar seus objetivos ou se não precisa equilibrar mais a forma como está distribuindo o dinheiro entre presente e futuro;

– Se a sua resposta for sim à primeira parte da pergunta, mas não sobra nada no final do mês, significa que você nitidamente está priorizando o presente sem dar atenção devida ao seu futuro. É um sinal de alerta para você dedicar mais atenção à distribuição do seu dinheiro entre presente e futuro;

– Agora, se a sua resposta for não à primeira parte da pergunta e sim para a segunda parte da pergunta, é sinal de alerta para você olhar com mais atenção a sua vida financeira em relação a aproveitar mais o presente;

– E, por último, se a sua resposta for não à primeira parte da pergunta e não para a segunda parte, nitidamente você precisa muito reorganizar a sua vida financeira, pois não está conseguindo aproveitar o presente e muito menos construir algum tipo de futuro.

Se você chegou à conclusão de que não está investindo adequadamente nos seus objetivos futuros e está priorizando o presente, você precisa ter atenção à sua capacidade de conseguir o que quer no tempo desejado. Quanto antes você “equilibrar a balança” entre presente e futuro, menos dificuldade você terá no seu futuro.

Agora, se você concluiu que está deixando de aproveitar a vida porque está sendo muito “mão de vaca”, recomendo fortemente repensar sobre o que pode estar colocando em risco com essa atitude: ter memórias com amigos e família, viver novas experiências, fazer o que gosta, estar com quem ama etc. O preço de não viver o presente também é alto.

Para qualquer uma das conclusões que você tenha alcançado, a ajuda de um profissional experiente e qualificado irá contribuir para resolver o seu dilema entre presente e futuro de maneira totalmente estruturada e direcionada. Para quem quer aproveitar o presente e construir um futuro longe de dificuldades, usar esse tipo de suporte com certeza facilitará o caminho.

Wander Vicente é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site Época Negócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado na Revista Época em 11 de agosto de 2022.

0