Consultório Financeiro

Confiança se ganha com integridade e isenção

Recentemente contratei um planejador financeiro com certificação CFP. Tenho vasta experiência no mercado financeiro atuando como investidor, porém pouco conhecimento em algumas classes de investimentos. O planejador financeiro que contratei muitas vezes me orienta a não comprar investimentos por impulso ou aqueles que estão muito atrativos. Confesso que estou um pouco confuso. Será que este profissional está atuando de forma correta?


Rodrigo Vazquez, CFP
®:

Caro leitor, excelente seu questionamento. A contratação de um planejador financeiro com a certificação CFP vai lhe trazer bons frutos no longo prazo. Este profissional atua como um multiespecialista com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.

Sua vasta experiência no mercado financeiro será complementar na elaboração e aplicação de um planejamento financeiro desenvolvido por um profissional qualificado e sua decisão de contratá-lo deve ter sido pautada pela busca de um melhor entendimento e profissionalização na gestão de seu patrimônio.

O planejador financeiro pode orientar os investimentos conforme seus objetivos de vida e de realização de sonhos no futuro. Ele auxilia a criar a disciplina de investir porque estabelece objetivos, valores e a forma operacional de como se deve fazer a poupança, para que o ato de poupar se torne uma atividade rotineira e fácil.

Os profissionais certificados além de um criterioso processo de avaliação e comprovada experiência no mercado financeiro, aderem ao Código de Ética e Responsabilidade Profissional, o qual determina elevado padrão de conduta e valores éticos, que devem orientar o planejador financeiro pessoal ou familiar no desenvolvimento de suas atividades.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF é a entidade autorizada pelo FPSB – Financial Planning Standards Board Ltd mediante acordo firmado entre ambas para a concessão e administração destas marcas (CFP®, Certified Financial Planner) no território brasileiro.

Este Código se divide em 4 seções, sendo: Princípios, Regras, Procedimentos Disciplinares e Melhores práticas de Relacionamento entre Profissionais CFP® e clientes.

Analisando seu questionamento o ponto que me chama atenção na conduta do profissional se encaixa perfeitamente no Princípio Integridade. O profissional CFP® ocupa uma posição de confiança dos clientes e a fonte primordial dessa confiança é a honestidade, isenção e transparência do profissional de planejamento financeiro pessoal.

Quando o profissional orienta a não comprar investimentos por impulso ou os que estão muito atrativos, ele está sendo honesto em buscar uma gestão mais racional e profissional do que emocional. É importante salientar que a opinião do profissional não deve ser encarada como decisiva, mas deve ser discutida o suficiente para que a decisão do investimento seja a mais equilibrada e assertiva para o investidor.

A integridade não é apenas um dos pontos observados na conduta do trabalho do profissional, mas certamente tem um peso importante. Um profissional integro será capaz de passar segurança e tranquilidade na condução dos negócios. O profissional certificado será a chave para a gestão de patrimônio, pois é detentor de Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Ética.


Rodrigo Alvarez Vazquez é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 15 de setembro de 2014.

0