Seu Planejamento Financeiro

Cheio de dívidas e perdendo a minha família. O que fazer?

Yago Prates, CFP®, responde:

A volta da inflação, aliada aos juros em alta e ao desemprego recorde, prejudica a economia e consequentemente impacta o orçamento de todas as famílias brasileiras. O endividamento familiar aumentou consideravelmente após o início da pandemia e a recessão econômica atual contribuiu para o aumento do número de famílias endividadas.

Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o número de famílias endividadas no país em setembro chegou a 74%. Não se martirize e saiba que qualquer um está sujeito a isso. Nesse momento, se possível, é interessante contar com a ajuda de um planejador financeiro para auxiliá-lo no processo, pois isso pode poupar você de perder tempo e dinheiro.

Mas saiba que, para resolver o problema, é fundamental reconhecer a gravidade da situação e ser transparente com toda a família; tenha em mente que reduzir o seu padrão de vida é bem mais fácil do que reduzir o padrão de toda a família. A solução ocorrerá por meio do diálogo, da compreensão e da colaboração de todos os envolvidos. Entenda que, embora possa parecer simples, reduzir o padrão de vida pode se tornar complexo e exige compromisso de todos em prol de um bem maior.

Nesse momento delicado, a união e participação de todos é fundamental visto que cada atitude possui consequências que irão afetar diretamente os envolvidos. Para sair dessa situação, é fundamental reconhecer a gravidade do problema e ter um bom planejamento. Sem um plano com metas a ser seguido, você pode ficar “enxugando gelo” e não conseguir resultados expressivos.

As principais ações a serem adotadas nesse momento são:

1- Elabore um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um instrumento de uso contínuo que irá auxiliar você a organizar suas finanças. É importante segui-lo para poder alcançar os seus objetivos e metas por meio do uso e da administração adequada dos recursos.

Ele será fundamental para você saber no detalhe a sua situação atual e quantos passos pode dar de cada vez. Por meio de um planejamento, vai ficar bem mais fácil “organizar a casa”, adequando as despesas à sua renda atual. Saiba que, sem organização e um bom planejamento, qualquer medida adotada pode ser ineficaz.

Para a construção do seu planejamento, busque compreender como funcionam as suas fontes de receita e sua periodicidade. Defina metas de curto, médio e longo prazos e aprecie cada meta batida. Anote todas as suas despesas e evite gastos supérfluos e compras a prazo. Analise seus débitos, os classifique em ordem de prioridade e sempre faça uma atualização mensal da sua situação para mensurar seu progresso.

2- Negocie as dívidas

Para propor uma renegociação, é fundamental identificar a quantidade de dívidas, suas respectivas taxas de juros e encargos envolvidos. Saiba que as instituições financeiras estão abertas a renegociar débitos em atraso, mas essa iniciativa precisa partir do cliente. É possível trocar dívidas que estão com parcelas elevadas por outras com custos menores e prazos maiores de modo que fiquem dentro do seu orçamento. 

Se você tem mais de uma dívida, priorize sempre as que têm maior taxa de juros para evitar que o passivo vire uma bola de neve. Por exemplo: evite atrasar ou postergar o pagamento do cartão de crédito e cheque especial em virtude das altas taxas de juros embutidas nesses produtos. As taxas brasileiras estão entre as maiores do mundo.

3- Mantenha o controle dos seus gastos

O controle e gerenciamento das despesas é fundamental para qualquer um independentemente do tamanho da renda. Nesse momento de crise e dificuldade, controlar suas despesas é crucial para evitar gastos supérfluos e desnecessários. Anote todas as despesas e as classifique em ordem de prioridade. Essa é uma medida fundamental visto que temos maior controle sobre as despesas do que sobre as receitas. No entanto é preciso ter muito cuidado já que, à medida que a situação vai melhorando, muitos podem achar que o problema já está resolvido e passar a não seguir com a devida atenção o planejamento implementado. Quando se trata de dinheiro, saiba que disciplina é fundamental.

Tenha em mente que, com um bom planejamento, determinação e transparência, é possível sair dessa situação e organizar sua vida financeira de modo que esses problemas não ocorram novamente no futuro.

Caso tenha dúvidas e dificuldades, não hesite em procurar um planejador financeiro. Boa sorte!

Yago Prates é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no site Época Negócios em 07 de dezembro de 2021.

0