Seu Planejamento Financeiro

Estou no vermelho há muitos anos. Como sair dessa situação?

Theo Linero, CFP®, responde:

Primeiro passo normalmente é o mais difícil: reconhecer sua realidade financeira e entender o que o(a) leva a esta situação mensalmente. Você gasta mais do que ganha por ter despesas fixas muito altas? Ou será que a existência de despesas não essenciais são responsáveis por esse desbalanço no seu orçamento? O que o dinheiro significa para você?
Responder a estas perguntas nem sempre é fácil, então proponho que você realize dois exercícios com o objetivo de conhecer a sua realidade financeira e sua relação com o dinheiro, fazendo um retrato das suas finanças e de como chegou até aqui.

É essencial que estes exercícios sejam feitos em família, para que todos possam entender a situação atual e como cada um pode contribuir para a mudança que tanto almejam.

Mas por que estamos falando da relação com o dinheiro? Em muitos casos, o descontrole financeiro é fruto não da falta de conhecimento, mas de questões comportamentais que podem ter as mais diversas explicações, tais como pressão social para fazer parte de um grupo, imediatismo e contabilidade mental, por exemplo, que fazem com que o indivíduo contraia dívidas muito superiores às suas condições financeiras. Entender o que o dinheiro significa na sua vida e como você pode agir para que essa relação seja mais confortável, pode ser a chave para a mudança da sua vida financeira.

Agora é hora de conhecer sua realidade financeira familiar. Para tanto, liste todas as despesas mensais – se necessário, acesse sua conta bancária e veja nos últimos meses as despesas que você teve (aluguel/financiamento, água, luz, telefone, condomínio, transporte, alimentação, entre outros). Aproveite este momento para categorizar as despesas em essenciais, que são mais difíceis de serem cortadas; e supérfluas, que podem ser cortadas mais facilmente. Depois, é hora de elencar as receitas. Este exercício, além de permitir o entendimento da realidade financeira familiar, também servirá como base para a elaboração do orçamento do próximo mês.

Avalie, dentre suas contas mensais, a existência de contas parceladas, tais como compras feitas no cartão, empréstimos e financiamentos. Essas contas merecem atenção especial para que seja possível entender melhor como cada uma delas está impactando nas finanças da família: qual valor de parcela mensal, quantidade de parcelas contratadas e de parcelas que ainda devem ser pagas, taxa de juros da contratação e qual o desconto em caso de pagamento antecipado. Sugiro que seja feita uma pausa para reflexão: se dentre as contas elencadas, existem empréstimos, financiamentos ou compras parceladas com juros, será que não há disponibilidade de linhas mais baratas, ou seja, com taxa de juros menores?

Feito isso, você conhecerá a sua realidade financeira: como é seu fluxo mensal, qual o custo dos empréstimos/financiamentos que você possui e a partir deste momento será possível traçar as perspectivas dos próximos meses.

Outras atitudes poderão ser tomadas como a renegociação de dívidas com credores; o corte de gastos não estritamente essenciais, como tv a cabo, plano de telefone; a troca de opções mais caras por outras mais em conta, como alimentação fora de casa, o mercado pelo sacolão; aproveitar as ofertas somente quando necessário, pensando em uma adequação do seu padrão de vida àquele condizente com a sua renda.

Antes de comprar qualquer bem ou serviço faça quatro perguntas simples: Quero? Posso? Preciso? Agora? Caso responda de forma negativa a alguma dessas questões, a orientação é que você não realize a compra e, assim, salve seu orçamento de despesas desnecessárias.

Além disso, é indicado avaliar opções para criação de renda extra permitindo acelerar o plano de sair do vermelho.

O próximo passo é definir, em família, as metas para o orçamento: qual limite poderá ser gasto em cada item? Quando será quitada a compra parcelada com taxa de juros mais alta?

Com as metas bem definidas não esqueça de comemorar quando alcançá-las! Isso parece estar mais adequado para os casos em que se busca investir dinheiro, mas não! É sempre importante nos guiarmos pelas metas: seja reduzir uma despesa de telefone; conseguir quitar um empréstimo ou mesmo começar a guardar R$ 10,00 por mês! Mas nada de comemorar gastando mais do que o economizado! Importante é que seus objetivos e metas estejam claros para todos da família, afinal, somente com um trabalho em equipe você conseguirá o resultado almejado!

As conquistas são do tamanho dos teus sonhos. Desejo planejamento e determinação para sair do vermelho e conquistar o que quiser!

Theo Linero é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail:  [email protected].

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 22 de maio de 2019.

0