Artigos Planejar

Fiagro: entenda o que é e se vale a pena investir nesse tipo de fundo

O produto financeiro é uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos do agronegócio, como imóveis, direitos creditórios, valores mobiliário e ações; conheça essa modalidade e o que é necessário para investir nela

Alisson Alan Pereira, CFP® responde:

É de praxe reportagens mostrando que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Já existem no mercado financeiro alguns produtos para investir nesse segmento: o investidor pode comprar títulos de renda fixa, como LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), emitidos por bancos, e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), emitidos por Companhias Securitizadoras. Pode, ainda, comprar ações de alguma empresa do ramo.

Acontece que em 2021 surgiu mais um produto: o FIAGRO (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais). O FIAgro foi regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 2021 e causa curiosidade e dúvidas entre os investidores, mesmo os mais experientes.

Esse produto é uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio, sejam eles de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas à produção do setor. O FIAgro pode investir em diversas classes de ativos, tais como: imóveis, direitos creditórios, valores mobiliários, ações ou cotas de sociedades, sempre dentro das atividades integrantes da cadeia produtiva agroindustrial.

De acordo com a resolução CVM nº 39, o FIAgro pode ser negociado em três categorias:  Direitos Creditórios (FIAgro-FIDC) voltados para a agroindústria que apliquem em direitos creditórios; Imobiliários (FIAgro-FII), voltados para investimentos em ativos imobiliários e títulos; e de Participações (FIAgro-FIP), que contemplam fundos de investimento em participações em sociedade.

O FIAgro, em sua essência, é muito parecido com os Fundos Imobiliários no que se refere à distribuição de rendimentos. Pela regra, diferentemente dos Fundos Imobiliários, os rendimentos recebidos pelo FIAgro podem não ser distribuídos aos cotistas, já que não é obrigatória a distribuição de 95% dos rendimentos no semestre, como acontece nos Fundos Imobiliários. É uma prerrogativa do gestor do fundo a definição da política de distribuição. Contudo, na prática, percebe-se que os gestores adotaram a mesma política de distribuição mensal dos rendimentos. As pessoas físicas estão isentas de imposto de renda na distribuição de rendimentos desde que:

1.         As cotas do FIAgro sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado.

2.         Não possua cotistas com participação superior à 10% das cotas;

3.         O fundo escolhido possua, no mínimo, 50 (cinquenta) quotistas.

Já no ganho de capital (quando há lucro na venda das cotas), não há isenção, devendo o investidor recolher o imposto de 20%.

Uma característica importante do produto é que a maior parte dos FIAgros de condomínio fechado possuem prazo de duração indeterminado. Portanto, não é estabelecida uma data para a sua liquidação (encerramento). Nesses casos, se o investidor decidir sair do investimento, somente poderá fazê-lo por meio da venda de suas cotas no mercado secundário. Curiosidade: em consulta realizada na data de 17 de janeiro no site da B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), estão listados um total de 32 FIAgros: 30 da categoria “FII” e 2 do tipo “FIDC”.

Caso o investidor já possua Fundos Imobiliários em seu portfólio, o FIAgro, por ser um segmento em que a correlação com o mercado de Fundos Imobiliários é baixíssima, é uma ótima maneira de diversificar pensando em mitigar os riscos da carteira. É possível diversificar com ativos do mercado do agronegócio, como imóveis rurais, participação em sociedades, títulos de dívida e ativos financeiros que integrem a cadeia produtiva agroindustrial.

Com pequenos valores, o investidor já tem acesso a ativos das cadeias produtivas agroindustriais que, até então, somente grandes investidores conseguiriam com volumes vultuosos. Toda burocracia de administrar um imóvel rural fica a cargo dos profissionais responsáveis pela gestão do fundo: manutenção, impostos, trâmites para venda e compra de propriedades etc.

E claro, trata-se de uma possibilidade de rendimentos isentos de Imposto de Renda para pessoa física, conforme dito anteriormente.

Por fim, a decisão de investimento deve, em primeiro lugar, ser compatível com o perfil de risco de cada investidor. O objetivo deve estar bem claro e alinhado com o horizonte de investimento e a liquidez, entre outras características.

Alisson Alan Pereira é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial  Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.


Texto publicado na Revista Época em 04 de abril de 2023.

14