Consultório Financeiro

Investir em criptomoedas é uma boa alternativa?

Muitos amigos têm comentado sobre a incrível alta no preço das criptomoedas. Devo aproveitar essa oportunidade? O que levar em consideração?

Marina Luz, CFP®, responde:

Quando um ativo está muito na mídia, a sensação de estar perdendo uma oportunidade é quase inevitável. Mas é preciso ter cuidado para não apoiar as decisões de investimento no preço, na alta ou na euforia do mercado.

É preciso lembrar que uma performance passada não é garantia de performance futura. Ou seja, a ocorrência de um aumento expressivo de preços dos criptoativos no passado não significa que ele se repetirá.

Outro ponto a ser levado em consideração é que não é recomendado investir em algo que não se conhece. Ao investir em criptomoedas, é importante ter algum conhecimento sobre o funcionamento do mercado para garantir uma compra e uma custódia seguras.

Nesse mercado você é o responsável pela custódia dos seus ativos. O recomendável é manter esses ativos em uma carteira própria, seja do tipo digital, em nuvem, que normalmente é gratuita, seja do tipo física, em casos de valores mais expressivos devido ao seu custo elevado.

A ausência de uma legislação clara para o mercado deixa os investidores mais desprotegidos e, ao contrário dos mercados tradicionais, como a bolsa de valores, os criptoativos são em sua maioria descentralizados. Não existe um órgão em que você possa reclamar caso algo dê errado.

Além disso, é preciso ter um cuidado extra: o mercado de criptoativos tem sido objeto frequente de fraudes. Entre os crimes mais comuns estão a manipulação de preços realizada por meio de esquemas organizados de divulgação de notícias com o único intuito de inflar os preços para vender os ativos, chamados de “pump & dump”.

Há também as pirâmides financeiras, que se caracterizam, em geral, pela divulgação de informações falsas sobre projetos ou serviços, pela oferta de ganhos exagerados ou garantidos, ou ainda por um sistema de remuneração alimentado pela entrada de novos participantes.

Este ano, ETFs (fundos de índices) de criptomoedas começaram a ser negociados na bolsa brasileira. Um deles já representa o segundo maior ETF brasileiro em volume de captação, mostrando que havia uma demanda reprimida pelos ativos que viu nos ETFs uma oportunidade segura e conhecida de investir em criptomoedas.

Investir em ETFs de criptoativos é uma forma simplificada de estar exposto ao setor. Não é necessário abrir conta em uma exchange (corretora de criptoativos), criar uma carteira digital, se preocupar com chaves de segurança e liquidez, nem monitorar a alocação do capital em cada criptomoeda.

Apesar de o ETF facilitar bastante a vida dos investidores, é preciso estar ciente de que a alta volatilidade desse mercado caracteriza o investimento como de alto risco.

Por último, todas as regrinhas de investimento válidas para a renda variável também se aplicam aqui. Conheça o seu perfil de risco, veja se está de acordo com o seu momento de vida e seus objetivos, e não invista um recurso que você irá precisar no curto prazo nem um dinheiro necessário para pagar as despesas correntes.

Se você decidir investir, comece com um valor baixo, alocando somente um percentual com que você se sinta confortável, e vá aumentando aos poucos a sua posição, conforme o seu conhecimento de mercado for se solidificando.

O ideal é que, antes de começar a investir em qualquer mercado de renda variável, você já tenha pelo menos uma reserva de emergência formada.

Marina Luz é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 11 de outubro de 2021.

0