Seu Planejamento Financeiro

Não consigo mais pagar o financiamento. O que fazer?

Não consigo mais pagar as parcelas do meu financiamento imobiliário e já estou com saldo negativo no banco. O que fazer?

João Botosso, CFP®, responde: 

Segundo o Banco Central, em novembro de 2020 o endividamento das famílias com bancos atingiu 51,2% da renda acumulada dos 12 meses anteriores. As taxas de juros mais baixas deram condições às famílias de adquirir a casa própria e de usufruir de outras linhas de crédito que estão sendo utilizadas neste momento de pandemia. Vale ressaltar que estar endividado não é necessariamente algo ruim, principalmente quando se está financiando um imóvel. O ponto de atenção é quanto da sua renda está comprometida no pagamento das parcelas. Um descontrole pode gerar inadimplência e o popular “efeito bola de neve”, uma vez que haverá multas, juros e até a possibilidade da perda do bem que você conquistou com tanto esforço. Nesse cenário que você citou, é importante pensar em soluções de curto prazo, definir prioridades e, claro, refletir sobre os aprendizados que se levam de situações como essa.

Comece revisando seu orçamento doméstico e envolva todos os membros da família nesse processo. Duas situações podem ter ocorrido para esse desencaixe: suas despesas podem ter aumentado ou a renda, diminuído. Como a parcela do seu financiamento imobiliário é um custo fixo essencial que você vinha pagando até então, o que pode ter ocorrido com os outros custos, como transporte, alimentação, saúde e educação? E os custos variáveis e supérfluos, como o lazer? O que falar de pequenas despesas que somadas se tornam enormes? Esse diagnóstico é fundamental para você definir que despesas precisa reduzir, eliminar ou postergar. Se você for celetista, uma alternativa é reduzir o valor das parcelas utilizando seu saldo de FGTS para amortizá-las, uma vez que a taxa de juros do financiamento imobiliário tende a ser superior aos rendimentos encontrados no FGTS. Além disso, você pode buscar outras formas de aumentar sua renda, seja com o trabalho atual, seja através de uma segunda fonte.

Talvez neste momento você precise de mais fôlego, então procure seu banco e veja se é possível prorrogar as parcelas enquanto você continua focado em enxugar o orçamento doméstico. Há também a possibilidade de fazer a portabilidade de seu crédito imobiliário para outra instituição, mas fique atento às condições oferecidas, como taxa de juros e custos operacionais. Cuide para não ficar inadimplente, pois isso pode levar à perda do imóvel. Veja no seu contrato de financiamento o tipo de garantia que foi definido. Na garantia hipotecária, a propriedade do imóvel é do devedor e a cobrança da dívida acontece por execução judicial. Na alienação fiduciária, a forma mais utilizada nesses contratos, a posse do imóvel é do credor e a falta de pagamento das prestações leva ao leilão do imóvel. Negocie com o banco também as outras linhas de crédito que estão em atraso.

Outra opção para dar um respiro no orçamento no curto prazo é a venda de algum bem, como móveis ou objetos não utilizados e até mesmo seu veículo. A última opção é vender o imóvel e quitar o contrato. Nessa transação, tenha bastante cautela, pois você pode querer vender o imóvel mais rápido por um valor mais baixo para se livrar da dívida e acabar reduzindo seu patrimônio. Caso sobre algum recurso nessa operação, quite também os outros créditos que você negociou. Então, com o fluxo de caixa reorganizado, você poderá buscar uma opção de moradia que caiba no seu padrão de vida atual. Se for financiar um novo imóvel, é aconselhável que a parcela seja de até 30% da sua renda líquida. Você pode pensar que dará um passo atrás agora, mas é um aprendizado que trará um futuro muito mais próspero.

João Botosso é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 06 de abril de 2021.

0