Seu Planejamento Financeiro

Quais as opções para pagar um financiamento imobiliário?

Não tenho mais como pagar meu financiamento imobiliário. Quais são minhas opções?

Annik Lins, CFP®, responde:

Para realizar o sonho da casa própria e tirá-lo do papel é necessário fazer um planejamento financeiro, no qual entram as taxas de juros, a renda mensal, as reservas e também os custos de transferência e manutenção do imóvel.

Considerando as mudanças no mercado de trabalho decorrentes da pandemia, a retomada depende da vacinação para controlar o avanço da covid-19.

Como consequência disso, se você não consegue mais pagar o financiamento existem algumas alternativas: se a falta de renda é temporária, verifique opções de renegociação da dívida imobiliária; se não existe uma saída no médio/longo prazo, se perdeu o emprego e está fora do mercado há muito tempo e está com dificuldades para se recolocar, talvez seja melhor tomar uma medida mais decisiva. Se o banco tomar o imóvel, este irá a leilão para pagar o saldo devedor e, se sobrar algum valor, será devolvido ao mutuário.

Seguem algumas opções para quem não está conseguindo pagar o financiamento imobiliário:

· Procure o gerente do seu banco antes do vencimento da prestação e explique a situação para reorganizar a dívida e facilitar o pagamento; todos estão dispostos a negociar. O prazo do financiamento pode aumentar, a taxa de juros pode ser reduzida e ele pode oferecer prazo de carência por algum tempo, desde que você esteja em dia com suas obrigações.

· Verifique as soluções que seu banco oferece pela pandemia causada pelo coronavírus. Alguns bancos permitiram congelar parcelas de financiamento por pelo menos 60 dias devido à crise financeira decorrente da covid-19 e muitas instituições prolongaram esse período, entretanto as parcelas devem estar em dia, sem atrasos.

· Considere a opção de conversar com alguém de sua família que poderia emprestar um valor com taxa e prazo mais amigáveis do que os do seu banco.

· Pesquise a opção de fazer uma portabilidade, que é a migração da operação de crédito de um banco para outro, para bancos nos quais a contratação é digital, o custo é menor e a operação é mais ágil.

· É possível usar o FGTS para compor as parcelas ou amortizar seu financiamento caso você possua saldo nas respectivas contas e o direito de movimentar o fundo. O dinheiro pode ser utilizado para diminuir em até 80% o valor das prestações por 12 meses consecutivos se o financiamento tiver sido feito dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Ou, ainda, para quitar parte do valor em aberto.

· Se nem a renegociação nem outros recursos ajudarem, a solução pode ser vender o imóvel, quitando a dívida com o banco e livrando-se de vez do financiamento.

· A garantia dos financiamentos imobiliários é a Alienação Fiduciária. Durante o prazo de pagamento, o bem pertence juridicamente ao banco. Se houver atraso de três prestações ou mais, o banco pode iniciar o procedimento de execução extrajudicial da dívida e retomar o imóvel. Além de perder o imóvel, seu nome poderá ser negativado.

Boa sorte e, quando tudo melhorar, você pode se planejar novamente para realizar o sonho da casa própria.

Annik Lins é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial  Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail:[email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no site Época Negócios em 27 de julho de 2021.

0