SUNO Notícias

O que o planejamento financeiro pessoal pode fazer por você?

O planejamento financeiro tem como um de seus principais objetivos apresentar a situação real em todas as áreas que envolvem as finanças e as estratégias para conquistar o bem-estar financeiro.

Rozi Ferruzzi CFP® e Antonia Clarice Oliveira CFP®, respondem:

O planejamento financeiro pessoal pode ajudar a desmistificar suas finanças pessoais e a compreender suas atitudes em relação às decisões financeiras, além de proporcionar caminhos para que o seu ciclo de vida esteja alinhado ao seu ciclo financeiro.

Ter uma visão holística de seu momento de vida em consonância com o seu ciclo financeiro parece fácil, mas para a maioria das pessoas não é. Em sua essência, o planejamento financeiro tem como um de seus principais objetivos apresentar a situação real em todas as áreas que envolvem as finanças e as estratégias para conquistar o bem-estar financeiro.

O planejamento financeiro envolve aspectos humanos e técnicos – um olhar técnico e comportamental que visa acolher a pessoa ou família de forma humana, respeitando todas as condições das escolhas feitas, sem julgamentos.

Trata-se de apresentar orientações e caminhos do momento presente para uma longevidade sustentável, o que envolve, é claro, colocar em prática pequenas atitudes para ajustes necessários no orçamento.

Realizar um diagnóstico financeiro, por exemplo, é o primeiro passo. Isso ajudará no desenvolvimento de estratégias para cada etapa do planejamento, que se inicia com o relacionamento e a confiança no profissional.

O processo de planejamento financeiro envolve a coleta e análise de informações, a implementação de um plano de ação e o acompanhamento, que poderá demandar períodos diferentes de atendimento pelo profissional conforme o caso.

Não existe idade certa para começar a fazer tudo isso, mas vale ressaltar que a juventude seria o melhor momento. Se estiver em uma idade mais avançada, o esforço poderá ser maior para a conquista de um plano que permita uma longevidade financeira com qualidade.

O profissional de planejamento financeiro, ao acolher as expectativas da pessoa ou família que, por exemplo, está endividada, deverá identificar a causa da situação de endividamento e como adequar o orçamento a essa situação.

Isso é possível com a conscientização e orientação técnica sobre o cenário atual das dívidas.

Em seguida, o profissional deverá traçar estratégias para adequar o orçamento da pessoa ou família ao seu padrão de vida, o que pode ser, simplesmente, mostrar o efeito ao longo do tempo de se gastar menos do que se ganha, que geralmente é esquecido.

O comportamento financeiro não tem caráter totalmente racional: está, também, ligado ao emocional e, quando uma escolha de consumo é motivada pela emoção, pode levar ao endividamento. Um exemplo é quando adquirimos algo hoje para satisfazer um desejo, uma necessidade imediata, sem avaliar o melhor momento e a real situação financeira para uma futura compra.

Uma forma simples de evitar o consumo sem necessidade é se fazer a seguinte pergunta: “Eu realmente preciso comprar agora, ou posso esperar?”.

Os profissionais de planejamento financeiro têm como objetivo orientar e ajudar as pessoas a tomar as melhores decisões, não importando o seu nível de renda, a sua situação financeira e a sua idade, proporcionando mais equilíbrio e segurança às suas vidas financeiras.

O planejamento vai além de uma organização financeira, pois envolve desde a geração de capacidade de poupança até o planejamento sucessório. Durante o atendimento, são avaliados vários pilares que integram a vida financeira individual e familiar: gestão financeira, gestão de ativos, gestão de riscos, planejamento tributário, planejamento de aposentadoria e planejamento sucessório. Essa estrutura de atendimento segue um padrão internacional que, no Brasil, é disseminado pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.

É um processo dinâmico, que pode sofrer alterações de acordo com eventos que acontecem ao longo da vida da pessoa ou família que podem provocar impactos no seu ciclo financeiro.

Rozi Ferruzzi e Antonia Clarice de Oliveira são planejadoras financeiras e possuem a certificação CFP® (Certified Financial  Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site Suno Investimentos ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado na Suno Notícias em 20 de janeiro de 2023.

4