Artigos Planejar

Por que muitas pessoas não recomendam investir na caderneta de poupança?

O mês de agosto de 2022 teve um volume recorde de retiradas da poupança, superando R$ 22 bilhões; investidores estão migrando para investimentos mais rentáveis

Raphael Campestrini CFP®, responde:

Por que muitas pessoas não recomendam investir na caderneta de poupança? 

A tradicional e popular caderneta de poupança foi criada em 1861 por Dom Pedro II em conjunto com a Caixa Econômica Federal, com o propósito de incentivar que as pessoas guardassem dinheiro e recebessem rendimentos a cada 30 dias, na data de “aniversário” do depósito.

Trata-se de um investimento de renda fixa, com baixíssimo risco, que possui isenção de imposto de renda para pessoas físicas, além de contar com garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) dentro dos limites estabelecidos por CPF e instituição financeira. Até aqui, tudo certo.

O grande problema da poupança, atualmente, está em sua taxa de remuneração, que se encontra em 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

A TR é calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central com base nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN).

Poupança Nova X Poupança Antiga

A “Poupança Antiga” é válida para depósitos realizados até 3 de maio de 2012. Nesse caso, a remuneração dos depósitos segue sempre a remuneração de 0,5% ao mês + TR.

Já a “Poupança Nova”, válida para depósitos realizados a partir de 4 de maio de 2012, tem as seguintes regras de remuneração:

1) Taxa Selic em até 8,5% ao ano – remuneração de 70% da Selic + TR.

2) Taxa Selic acima de 8,5% ao ano – remuneração fixa em 0,5% ao mês + TR.

Atualmente, a Taxa Selic está em 13,75% ao ano, portanto seguimos a regra de 0,5% ao mês + TR.

Pois bem, mesmo com a soma de um indexador fixo e outro variável (TR), a poupança tem perdido de lavada para a inflação. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses (agosto/2021 a agosto/2022), a rentabilidade da poupança foi de 6,72%, contra 8,73% da inflação medida pelo IPCA.

Ou seja, investir em poupança nos últimos meses tem significado perda de poder aquisitivo, já que seus rendimentos têm sido insuficientes para cobrir a inflação do período. Grande prova disso são os dados divulgados pelo Banco Central: desde que este iniciou, em 1995, a série histórica de medição dos depósitos e retiradas da caderneta de poupança, agosto de 2022 foi o mês com o maior volume líquido de retiradas, superando os 22 (vinte e dois) bilhões de reais. No acumulado do ano de 2022, o volume de retiradas líquidas já supera os 85 (oitenta e cinco) bilhões de reais.

Isso se explica porque hoje em dia, levando em consideração o alto patamar em que se encontra a Taxa Selic, existem diversas alternativas de investimentos em renda fixa e de baixo risco muito mais atrativas aos investidores, com remuneração superior à da poupança.

Podemos citar, rapidamente, alguns exemplos: os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), o Tesouro Selic e as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs). Assim como a poupança, os CDBs e as Letras contam com a garantia do FGC.

Antes de investir seus recursos, procure sempre pelo aconselhamento de um profissional especializado e certificado, que vai identificar seu perfil de risco e traçar seus objetivos e expectativas, além de acompanhar a evolução de seu planejamento financeiro ao longo do tempo.

Raphael Campestrini é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial  Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado na Revista Época em 22 de novembro de 2022.

1