Artigos Planejar

Quais cuidados as pessoas devem tomar antes de investir?

Ter conhecimento do mercado e de cenários econômicos e contar com um bom profissional são os principais cuidados que você deve tomar antes de investir

Ivan Luiz de Almeida Vianna, CFP® responde:

Este artigo começa com o primeiro dos cuidados que um investidor deve ter antes de investir, vindo de um dos maiores nomes em finanças: Warren Buffet, o Oráculo de Omaha, com fortuna em torno de 100 bilhões de dólares. Ele alerta sobre conhecer os…

RISCOS dos investimentos – Atenção ao risco é fundamental. Segundo o Portal do Investidor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), investidor.gov.br: “Ao fazer um investimento, inicialmente há uma expectativa da sua rentabilidade. No mercado, essa expectativa é conhecida como retorno esperado do investimento. É quanto é esperado ganhar ao investir em determinado ativo. Porém, somente com o passar do tempo, e no momento do resgate da aplicação, é que é conhecido qual foi o real retorno obtido”. Isso é o risco. E falando de rentabilidade…

RENTABILIDADE e CONHECIMENTO – “RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.” 

Esse alerta está em linha com o conselho de Warren Buffet com o qual este artigo foi iniciado. É muito importante estudar e conhecer as opções de investimentos disponíveis no mercado antes de tomar uma decisão e aplicar seu recurso. Para isso, existe um método que auxilia e clarifica para o investidor a sua sensibilidade ao risco de investir, bem como seus planos e experiência em aplicações financeiras: o Perfil de Investidor/Suitability. Esse questionário busca classificar o investidor como conservador, moderado ou agressivo.

É um exercício que ajuda a colocar as decisões e emoções nos trilhos, evitando que, por exemplo, riscos maiores que os entendidos sejam assumidos, os quais podem ser tomados indevidamente em nome de um suposto rendimento maior em algum produto financeiro, muitas vezes por conta de influências externas e pela falta de uma compreensão mais profunda a respeito do assunto.

Adquirir conhecimentos sobre o mercado financeiro é um cuidado a ser tomado antes de investir. Outro tipo valioso de conhecimento a se buscar: o autoconhecimento, e conhecer sobre finanças comportamentais está relacionado a isso, pois investir tem origem na mente. Mais precisamente, nas emoções do ser humano.

Em 2002, a “Teoria da Perspectiva/do Prospecto” deu o Nobel de Economia a dois psicólogos israelenses, Daniel Kahneman e Amos Tversky, por criarem esse ramo das finanças. É uma teoria da psicologia que descreve o modo como as pessoas escolhem entre opções que envolvem risco em que os resultados são incertos. E falando de ser humano…

PROPÓSITO E OBJETIVOS – “Conheça-te a ti mesmo”. Sócrates marcou um golaço no passado. Aqui, não se trata do ídolo do futebol da Copa de 1982, mas de um dos maiores “ídolos” da filosofia. O grego Sócrates fez esse chamado à autorreflexão – autoconhecimento –, que é, talvez, o cuidado mais importante que um investidor deve ter por si antes de investir.

Aliado à um propósito de vida, planos e objetivos, temos o planejamento financeiro –organizar as finanças pessoais de modo que os objetivos de vida se realizem. Observe seu momento de vida e firme um compromisso pessoal de abdicar de consumir para poupar. Esse é o caminho para iniciar seus investimentos.

JUNTANDO TUDO antes de investir – Ao investidor conservador, são sugeridos investimentos com menores oscilações nos riscos e retornos. Não está disposto a perder e busca ganhos no longo prazo. Investimentos de renda fixa como poupança, CDBs e Tesouro Direto são opções. O investidor moderado tende a ter um conhecimento maior de mercado. Aceita algum risco em busca de um ganho maior, como em fundos imobiliários e ações, mas não renuncia à segurança, o que o leva a manter a renda fixa. O investidor agressivo costuma ter maior experiência em finanças. Está disposto, inclusive, a correr mais risco em busca de retorno e aloca mais capital em renda variável, derivativos ou em investimentos alternativos.

Para cada perfil há portfólios diferentes, com produtos adequados ao nível de risco que, em tese, cada perfil suportaria. Esse cuidado antes de investir ajuda – e muito – o investidor, tenha ou não experiência. Conforme os cenários econômicos vão se alterando, as estratégias também devem se adaptar.

Em suma, autoconhecimento facilita definir os propósitos de vida sob a forma de objetivos adequados a um planejamento financeiro.Ter conhecimento do mercado e de cenários econômicos e contar com um bom profissional são os principais cuidados que você deve tomar antes de investir.

Bons investimentos!

Ivan Luiz de Almeida Vianna é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Email: [email protected].

As respostas refletem as opiniões do autor, e não da ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.


Texto publicado na Revista Época em 04 de abril de 2023.

11