Artigos Planejar

Qual é a melhor idade para começar a ensinar seu filho a lidar com o dinheiro?

Quando os filhos aprendem a lidar com o dinheiro desde cedo, tendem a ser adolescentes e adultos com limites e objetivos financeiros mais claros

Rosinara Carvalho CFP®, responde:

Caro(a) Leitor(a):

Um grande desafio da vida adulta é tratar das finanças pessoais e compreender que educação financeira é sobre comportamento e não sobre bens e recursos.

Quando os filhos aprendem a lidar com o dinheiro desde cedo e são inseridos no ambiente das finanças familiares, tendem a ser adolescentes e adultos com limites e objetivos financeiros claros e têm mais chances de obter uma boa relação com as finanças pessoais.

Então, se dedicar para que eles tenham uma boa educação financeira é uma forma de auxiliá-los a alcançar tranquilidade e realização quando mais maduros, pois terão desenvolvido ao longo da vida habilidades para lidar com as finanças e investimentos, e a probabilidade de se tornarem indivíduos com problemas financeiros será menor. 

O envolvimento com o assunto deve ocorrer à medida que os filhos compreendem o dinheiro, então a melhor idade para começar a ensiná-los sobre como lidar com recursos financeiros é a partir dos três até os sete anos de idade, faixa etária em que a criança é capaz de analisar o comportamento da família e começa a entender o que é dinheiro. Nesse período, é importante que os pais envolvam os filhos no orçamento familiar, expliquem os objetivos da família, e abordem a importância de fazer escolhas e estabelecer prioridades.

Como pontuado anteriormente, a partir dos três anos a criança já analisa o comportamento familiar, pede presentes, quer ajudar a pagar as compras no caixa dos supermercados e lojas e entende que os pais possuem algum poder de compra.

Dos cinco aos sete anos, as crianças desenvolvem a compreensão temporal, então é um bom momento para os pais introduzirem as mesadas (ou quinzenadas ou semanadas), sempre buscando considerar o valor da mesada entre 50% e 70% do gasto com o lazer da criança para que ela pague com a mesada por aquilo que deseja, seja um passeio, seja um brinquedo novo ou uma ida ao cinema, por exemplo.

A partir dos oito anos, as crianças estão mais maduras e podem começar a guardar a mesada para comprar algo que queiram muito. Isso também é uma forma de ajudá-las a desenvolver o autoconhecimento, entendendo quais são as suas prioridades de aquisição. Nessa idade, os pais também podem estimular os filhos a anotar seus ganhos e gastos, assim as crianças serão capazes de entender que o dinheiro é limitado e, por isso, em alguns momentos precisarão fazer escolhas e abrir mão de algo. Nessa fase, os pais irão observar que as crianças começarão a gastar o dinheiro quando necessário, economizando para comprar algo que desejam muito.

É importante que os pais ensinem desde cedo a importância de poupar para que alcancem uma recompensa futura e expliquem como é o trabalho, o que os pais fazem para originar o dinheiro da família, quais as despesas da família, as contas básicas que são pagas todos os meses etc.

Então, a melhor idade para começar a ensinar os filhos sobre como lidar com o dinheiro é de fato a partir dos três anos. Assim, além de passar a vida inteira aprendendo a lidar com o dinheiro de maneira saudável, os filhos levarão os aprendizados consigo por toda a vida, o que irá contribuir para que se tornem adolescentes e adultos financeiramente organizados e com uma relação saudável com o dinheiro.

Rosinara Carvalho é planejadora financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no site Época Negócios em 19 de julho de 2022.

0