Seu Planejamento Financeiro

Qual prazo para comprar passagens promocionais?

Até quanto tempo antes da viagem posso aguardar uma promoção de passagem aérea?

Rejane Tamoto, CFP®, responde:

Programar uma viagem pode ser a parte mais prazerosa – e para muita gente essencial – de um bom planejamento financeiro. Pela sua pergunta, você já deve estar na etapa final desse projeto.

Dentro do processo de planejamento, recomendamos que o cliente se organize financeiramente com antecedência e invista os recursos em aplicações conservadoras, de forma a ter todo o montante necessário para embarcar e, depois, voltar com as contas no azul.

No entanto, aplicar essa mesma regra de antecipação na compra de passagens nem sempre pode ser uma boa alternativa. O sistema das companhias aéreas possibilita a comercialização dos bilhetes de viagem com antecedência de um ano, mas isso não é garantia de menor preço. Além disso, embute riscos como o de mudança nas regras do voo (horários, aeroportos) pela companhia aérea.

Em resumo, não há antecedência fixa para que as companhias iniciem as promoções. Essas ofertas também oscilam de acordo com o destino – se nacional ou internacional – e se a data da viagem desejada será em período de baixa ou de alta temporada.

É preciso acompanhar os preços, pois geralmente promoções são condicionadas a pagamentos em até um mês, mas com prazos mais prolongados para o embarque. Nesse sistema, o valor especial geralmente é válido apenas para períodos de baixa temporada e dias úteis, uma estratégia das companhias para antecipar receitas e diminuir riscos gerados pela sazonalidade. Bons preços de última hora (no mês da viagem) são mais difíceis de serem encontrados. Quanto mais perto da data de embarque, maior é o risco de o preço subir.

Você questiona sobre o tempo limite para aguardar uma promoção. As promoções-relâmpago podem aparecer a qualquer momento desde a abertura do voo e, por isso, o ideal é manter ativadas as notificações de sites de comparação de preços, para ter informações que permitam adquirir a passagem pelo menor preço.

Lembre-se de que, para aproveitar essas ofertas, é importante saber de antemão o lugar (ou lugares) para onde deseja ir e quando, já que as promoções são geralmente predefinidas.

Se você tiver flexibilidade de destinos de viagens e opções de datas, aumentam as chances de se encontrar a passagem pelo menor preço. Outra recomendação importante para economizar é evitar realizar viagens em período de alta temporada, quando os preços dos tíquetes têm um aumento expressivo.

Para os viajantes mais frequentes, há outras alternativas, mas que exigem pesquisa antecipada. É possível trocar pontos de programas de fidelidade por bilhetes nas próprias companhias aéreas ou em parceiras. A regra é parecida: quanto mais próximo da data de embarque, mais pontos serão necessários para a troca pela passagem aérea. Além disso, é preciso acompanhar, pois também são realizadas promoções para quem vai utilizar pontos.

Esses programas podem ser locais ou internacionais e você pode escolher pagar com pontos e completar com um valor menor em dinheiro pelo bilhete. Essa opção aumenta a possibilidade de realmente usar pontos que muitas vezes ficam esquecidos (e valem dinheiro!).

Quem viaja muito e tem o hábito de acumular pontos pode também verificar se há vantagem em participar de programas de fidelidade de companhias aéreas nacionais e internacionais. Esses programas podem dar acesso a tarifas diferenciadas.

Se você já tem os recursos planejados para pagar pelo bilhete aéreo, fica fácil clicar quando a oportunidade aparecer.

No processo de planejamento financeiro, estipulamos os valores para as viagens de férias desejadas sempre com antecedência: para daqui a um ano, dois, três, cinco. Esse prazo depende do destino escolhido e, portanto, do quanto será preciso poupar e investir para realizar cada sonho de viagem.

Quanto maior o valor da viagem desejada, com mais antecedência se deve começar a acumular recursos. Com planejamento, boa pesquisa e dedicação, é possível aproveitar as melhores oportunidades e realizar a viagem dos seus sonhos.

Rejane Tamoto é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: vamosplanejar@rejanetamoto.com.br.

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site EpocaNegocios.globo.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 28 de agosto de 2018

0