Seu Planejamento Financeiro

Quais são os melhores investimentos para uma renda extra?

Quero ter uma renda extra. Quais são os melhores investimentos com rendimentos mensais?

Bruno Souza, CFP®, responde:

Compreender os principais fatores que devem ser observados, diagnosticar seu caso e decidir conscientemente por um investimento que irá proporcionar a segurança e o retorno compatíveis com sua necessidade com certeza são o melhor investimento. 

Primeiramente é indicado diagnosticar a necessidade de renda para depois sugerir qual instrumento de investimento é adequado a cada caso. 

A renda pode ser desejada para: 

1- Cobrir despesas básicas;

2 – Manter padrão de vida;

3 – Aumentar padrão de vida. 

Para cada uma dessas necessidades é exigido um controle de risco diferente. Para despesas básicas é necessário ter mais previsibilidade e estabilidade; para a manutenção do padrão de vida é possível assumir um pouco mais de risco; para aumentar o padrão de vida pode haver maior exposição a riscos.

Abaixo estão listadas as principais fontes de renda não laboral na ordem da mais estável para a mais arriscada, assim o leitor poderá identificar qual fonte de renda é mais adequada à sua necessidade e posteriormente identificar qual solução do mercado financeiro seria mais indicada:

1 – pensão: muito estável e muito previsível;

2 – renda fixa que paga juros periodicamente: estável e previsível;

3 – aluguel: pouco estável e pouco previsível;

4 – distribuição de lucros: instável e imprevisível.

Assim, a escolha de fonte de renda vai depender da sua tolerância aos riscos e da sua capacidade de geri-los.

1 – Pensão: é sugerida a compra de renda junto a seguradoras independentes. Normalmente elas pagam juros próximos aos praticados pelo Tesouro na data de contratação. Convém levantar qual seria a renda oferecida entre as principais seguradoras porque a taxa praticada pode variar bastante dependendo da política comercial de cada uma. 

É indicada para quem quer obter o máximo de renda possível sem se preocupar em preservar patrimônio para herdeiros, porque nesse caso é possível desacumular o capital de forma programada, sendo a renda composta por juros e por frações do patrimônio. Por outro lado, o patrimônio é extinto. 

Outra vantagem enorme é a possibilidade de contratar renda vitalícia, ou seja, a garantia de que a renda vai estar presente independentemente de quantos forem os anos de sobrevivência. O valor da renda vitalícia pode ser bem diferente daquele de uma renda contratada por prazo certo e é importante conferir os valores de cada modalidade de renda, comparar com as necessidades e assim tomar a melhor decisão. 

2 – Renda fixa que paga cupons: títulos de dívidas que periodicamente pagam os juros combinados na contratação. Convém definir o prazo de maturidade do título conforme a expectativa de tempo necessário de renda. Um cuidado que se deve ter é em relação à inflação, porque a renda proporcionada pelo título pode perder poder de compra ao longo dos anos. 

3 – Aluguel: são muito indicados fundos imobiliários, porque oferecem benefícios fiscais e quando bem escolhidos oferecem melhor diversificação e consequentemente maior proteção. Convém diversificar estratégias e classes de imóveis e, para escolher quais fundos imobiliários irão compor o portfólio, é recomendado seguir a sugestão de um analista de valores mobiliários. É indicado para quem pretende gerar renda e preservar o patrimônio principal, porém o valor da renda provavelmente será menor que o de uma pensão contratada junto a uma seguradora, já que a pensão é calculada considerando o montante (capital + rendimentos futuros), enquanto nos dividendos preserva-se o capital. 

4 – Distribuição de lucro: considerada menos segura porque a lucratividade das empresas pode variar com maior frequência. Para montar uma carteira de boas empresas pagadoras de dividendos é de suma importância seguir a indicação de um analista de valor mobiliário.

É indicada para quem pretende gerar renda e ao mesmo tempo ter a oportunidade de crescimento patrimonial, uma vez que parte do lucro é retida pela empresa para reinvestir em novos projetos com potencial de crescimento, podendo resultar em valorização da empresa ao longo do tempo.

Por fim, é possível combinar as quatro estratégias apresentadas acima, ponderando a participação de cada uma conforme a necessidade de renda, pois numa família pode haver várias necessidades diferentes de promoção de renda, inclusive em momentos e com prazos diferentes. 

Caso tenha dúvidas em relação ao tema, não hesite em procurar um planejador financeiro certificado.

Bruno Souza é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 22 de junho de 2021.

1