Consultório Financeiro

Seguro de vida com ou sem renovação automática?

Tenho dúvida sobre seguro de vida. Um amigo comentou que o seguro dele tem renovação automática, e outro amigo me garantiu que o dele não possui. Qual a melhor opção e suas implicações?


Regina Prataviera, CFP
®:

Gostaria de iniciar convidando os leitores para a seguinte reflexão: “Se um imprevisto ocorrer comigo e eu não puder mais gerar renda, quais impactos isso traz para minha vida?”

Nós somos otimistas e acreditamos que tudo dará certo. Não há problema algum em pensar dessa forma, isso nos ajuda a viver melhor. Porém, quando falamos em nos proteger e proteger nossa família, não podemos apenas ser otimista e contar com a sorte. É preciso ser precavido, e a melhor forma de fazer isso é buscar um planejamento financeiro pessoal e familiar de forma realista e racional. Este planejamento deve ter como objetivo avaliar seu momento de vida, sua estrutura familiar, seus pontos vulneráveis, seus sonhos e objetivos e, a partir de um diagnóstico detalhado, identificar quais os seguros são mais adequados para sua proteção, de seus familiares e de seu patrimônio imóvel e financeiro.

Outro ponto sobre que sempre chamo a atenção é o fato de que nem todos podem comprar um seguro de vida. Um pré-requisito para se contratar um seguro de vida é ter boa saúde. Gosto de dizer que seguro de vida se compra com saúde e se paga com dinheiro. Por isso, o quanto antes planejarmos a proteção pessoal e familiar, melhor. Para aqueles que têm o seguro de vida oferecido pela empresa e dizem “não preciso de seguro de vida, já tenho pela empresa”, cabe refletir sobre os seguintes pontos:

1) O valor do seguro da empresa está adequado às suas reais necessidades?

2) Será que você terá saúde para contratar a proteção para você e sua família no momento em que sair da empresa?

Um bom planejamento financeiro pode equacionar todas estas questões.

Agora, respondendo sua questão sobre a renovação de seguros de vida, é preciso esclarecer que o mercado oferece várias modalidades para esse tipo de seguro – existem seguros de vida por prazo determinado, ou por toda a vida do segurado (seguro vitalício). O seguro de vida com prazo determinado poderá ser renovado automaticamente uma única vez pelo mesmo prazo contratado anteriormente, as demais renovações deverão ser feitas de forma expressa. Vale consultar as condições gerais do produto sobre o prazo de vigência e como será a forma de renovação, estas informações também devem estar descritas nas apólices de seguros.

Fato é que a melhor opção é aquela que vai atender as suas necessidades. Não existe o melhor seguro e sim o produto que melhor atenderá seu objetivo.

Busque sempre a ajuda de um profissional qualificado para fazer este planejamento financeiro pessoal e familiar, seja um planejador financeiro ou um corretor de seguros.


Regina Prataviera é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 08 de setembro de 2014.

0