Seu Planejamento Financeiro

Como ajustar meu orçamento reduzido por conta da pandemia?

Tive redução de 50% no meu rendimento por causa da pandemia. Como ajustar meu orçamento familiar a essa nova realidade?

João Botosso, CFP®, da Planejar:

A crise causada pela Covid-19 vem gerando forte impacto nas finanças da população e, como consequência, a preocupação em honrar compromissos somada à incerteza de quando tudo voltará ao normal.

Em momentos delicados como esse, é fundamental a reorganização das finanças aliada ao equilíbrio emocional para que você tome decisões de forma mais consciente. É um grande desafio, principalmente quando se tem a renda reduzida pela metade ou até mesmo zerada, como em muitos casos. Mas é necessário tomar uma atitude e seguir em frente. Seguem algumas orientações que podem trazer um pouco mais de tranquilidade a você neste momento.

Comece reunindo sua família e expondo a realidade. Informe que a renda de vocês diminuiu e que será importante o comprometimento de todos nessa nova fase.

Faça um controle detalhado das despesas com atenção especial aos pequenos gastos, que muitas vezes passam despercebidos. Assim será possível enxergar a real situação do orçamento familiar.

Feito isso, é hora de estabelecer metas para as despesas e de conversar sobre o que deverá ser reduzido, eliminado ou postergado. Comecem pelos custos variáveis, sobre os quais exercemos algum tipo de controle, como as despesas pessoais e de lazer, as contas de água e luz. Discutam também a possibilidade de reduzir custos fixos, como moradia, caso em que será necessário um esforço ainda maior que envolverá mudança de padrão de vida. E, o mais importante, conversem sobre como cada membro da família precisará agir para o cumprimento desses objetivos. Faça os lançamentos das despesas diariamente e, pelo menos duas vezes ao mês, mostre a todos como estão indo nesse desafio.

Se você tem dívidas, procure sua instituição financeira e negocie prazos e taxas para ganhar mais fôlego no orçamento. Negocie também seu aluguel, proponha desconto e carência.

Se, mesmo com esses ajustes, você ainda precisar de mais fôlego, reflita sobre a possível venda de um bem para colocar dinheiro “em caixa”. Um exemplo pode ser o veículo, o que vai exigir adaptação a outros meios de locomoção.

Você já deve ter ouvido falar que crises também trazem oportunidades. Então fique atento, observe as necessidades das pessoas nesta pandemia e veja como as suas habilidades podem trazer soluções, possibilitando a geração de renda e serviços para você e toda a família.

Não se esqueça de comemorar as conquistas, por menor que pareçam. Afinal, você convocou todos de casa para um mesmo propósito, certo? Fale para seu filho o quanto ele tem ajudado a economizar na despesa com energia elétrica.

Com uma nova postura no acompanhamento das despesas e o surgimento de uma nova fonte de renda, quem sabe num futuro próximo você já comece a poupar recursos, inicie a formação de uma reserva de emergência e volte a colocar em prática os projetos que havia postergado? Afinal, esse é um período de transição e você precisa continuar focado em realizar os objetivos de curto, médio e longo prazo no seu planejamento financeiro.

Neste momento de transformação e muitos aprendizados, precisamos nos colocar no lugar do outro e perceber o quanto podemos ajudar, seja com palavras, seja com atitudes. Pode ter certeza de que todos sairemos dessa fortalecidos. Conte com o apoio de um Planejador Financeiro profissional para ajudá-lo nessa jornada.

João Botosso é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 11 de agosto de 2020.

0