Consultório Financeiro

Vale a pena abrir conta em várias corretoras?

Gosto muito de investir em renda fixa e de pesquisar, o que me leva a encontrar papéis que são oferecidos por corretoras diferentes. Queria saber se faz sentido abrir conta em várias delas, pois me sinto um pouco confuso assim.

Hélio Nunes Ferreira, CFP®, responde:

Prezado leitor,

Em primeiro lugar, parabéns pela atitude de poupar, pois, uma vez que se realizam investimentos, o ato de poupar já faz parte de sua rotina financeira. Para esclarecer suas dúvidas, torna-se necessário comentar um pouco sobre estratégia de investimento.

O estabelecimento de uma estratégia de investimento envolve aspectos relevantes como a definição de objetivos e a compreensão das restrições existentes. Os objetivos podem ser de retorno e de risco; o primeiro representa a rentabilidade esperada e o segundo, a probabilidade de que esta não seja alcançada. No campo das restrições podem ser destacados liquidez, horizonte de tempo, opções disponíveis no mercado, valor mínimo exigido para investir, tributação e custos com as transações.

No caso específico, foi feita opção por investimento em ativos de renda fixa. Essa classe de investimento é composta por títulos emitidos pelo governo e títulos emitidos por agentes econômicos privados, como as instituições do mercado financeiro e empresas não financeiras. Historicamente, no Brasil predominam no mercado títulos públicos federais e os emitidos por instituições do mercado financeiro. Encontram-se os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional (Tesouro Prefixado, Tesouro Selic, Tesouro atrelado a índices de preços) e os emitidos por entes privados, como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), LF (Letra Financeira), Debêntures, entre outros. A rentabilidade desses títulos é proporcionada por taxas pré e pós-fixadas acordadas para o vencimento. Diante das opções disponíveis, os ativos a compor a carteira de investimento devem guardar relação direta com os objetivos, as restrições e a disponibilidade dos títulos para negociação no mercado.

Retornando à sua dúvida, os principais custos relacionados às corretoras dizem respeito aos serviços de abertura e manutenção da conta, custódia de títulos e corretagem decorrentes das operações realizadas. Como estratégia de negócios, certas corretoras oferecem gratuidade em alguns serviços, mas, como se trata de estratégia negocial, é preciso considerar a possibilidade de extinção dessa gratuidade por decisão delas a qualquer tempo.     

A abertura de contas em várias corretoras não deve ser feita de maneira isolada, pois é uma decisão que envolve a avaliação de todos esses fatores. Pode ser implementada quando isso permitir otimizar os objetivos de retorno e risco, possibilitando melhoria no alcance dos resultados. Considere, também, se realmente há uma variedade expressiva de títulos de renda fixa em oferta pelas corretoras que compense fazer diversificação na contratação dos serviços sem comprometer os objetivos de retorno. Assim, essa opção pode ser considerada caso contribua efetivamente para proporcionar melhoria no atingimento dos objetivos definidos na estratégia de investimento, dentro das condições restritivas a que estará sujeito o investidor. É importante verificar se a corretora está autorizada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários.

Hélio Nunes Ferreira é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: he[email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 22 de novembro de 2021

0