Seu Planejamento Financeiro

Vale a pena usar o saque emergencial do FGTS para investir?

Hugo Ferraz, CFP®, responde:

Caro Leitor,

Muito pertinente e oportuna sua dúvida, tendo em vista o atual momento em que estamos vivendo.

Se essa pergunta fosse feita há um tempo, a resposta seria bem simples, pois durante muitos anos o FGTS sempre foi um fundo cujo rendimento perdia para qualquer modalidade de baixo risco disponível no mercado. Hoje o cenário mudou!

Antes de responder sua pergunta, é muito importante considerar alguns pontos referentes à atual conjuntura e ao seu planejamento financeiro pessoal. Com a pandemia, causada pela COVID-19, muitas empresas estão demitindo seus funcionários ou reduzindo seus salários. Além disso, muitos empresários também estão sofrendo com a queda nas vendas e a consequente perda de receitas. É nesse momento que uma reserva de emergência faz toda a diferença. Uma reserva de emergência bem planejada evita que você utilize outras alternativas, como contratação de empréstimos, utilização de limites de cheque especial, prorrogação de parcelas de financiamento, pagamentos mínimos da fatura de cartão de crédito, entre outras alternativas que acabam gerando despesas desnecessárias com juros e aumento do endividamento. Nesse momento, os bancos estão oferecendo diversas alternativas, mas que apenas prorrogam ou aumentam o problema.

Mas, se esse não é seu caso, se sua situação financeira não está sendo afetada pela pandemia e sua reserva de emergência é suficiente para te manter em caso de eventualidades, o saque do FGTS para investimento pode ser uma alternativa, sim. Mas vamos ponderar alguns pontos antes de decidir.

Com rendimento de 3% a.a, e a possibilidade de distribuição de lucros, o fundo hoje supera em muito a tradicional poupança e ganha da maioria dos produtos vinculados ao DI. Atualmente a taxa SELIC está em 2,25% a.a., desta forma o FGTS rende 133% do CDI, o que é difícil encontrar no mercado em produtos conservadores de renda fixa.

Porém, pensando do ponto de vista de liquidez, o FGTS tem suas desvantagens. Ele nem sempre está disponível para resgate (exceto em casos especiais como: demissão sem justa causa e doenças graves, por exemplo). Devido ao momento que estamos vivendo, o governo permitiu o saque emergencial, através Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020, possibilitando que todo trabalhador com conta ativa ou inativa no FGTS possa sacar até R$ 1.045,00. É muito importante ressaltar que, num primeiro momento, o recurso não ficará disponível para ser investido em outros produtos. Ao realizar a solicitação do saque, ele será creditado em uma conta poupança digital, e poderá ser usado apenas para pagar boletos, contas, ou utilizar o cartão de débito virtual e QR Code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos. O saque em espécie ou transferência obedecerá ao calendário da CAIXA, de acordo com o mês de seu nascimento. É muito importante verificar sua data de liberação. Se você for nascido em dezembro, por exemplo, o recurso será creditado em sua conta poupança no dia 21/09/2020 e poderá ser sacado dia 14/11/2020. Entre a liberação e o saque, ele renderá o mesmo que a poupança. Hoje a poupança rende 70% da SELIC, mais TR (taxa referencial), que está em 0%, o que equivale a 1,58% a.a.. Além de render menos que o FGTS, o ganho real nesse período é negativo (o ganho real considera o desconto da inflação sobre seus rendimentos).

Agora, se você não tem a reserva de emergência formada ou precisa do dinheiro com maior liquidez, o resgate do FGTS é uma boa alternativa. O primeiro ponto a considerar é direcionar o recurso para formar sua reserva de emergência. Neste caso, o Tesouro Selic pode ser interessante, pois segue a taxa de juros e se precisar ser resgato antes do vencimento, você não perde rendimento. Mas se você quer alternativas, a decisão de investir deve considerar seu perfil de investidor e seu horizonte de tempo.

Pensando num perfil conservador e que queira investir no curto prazo, o tesouro Prefixado pode ser uma opção. O Tesouro prefixado 2023 está pagando 4,16% neste momento. Se você levar o título até o vencimento, considerando o IR no resgate (15%), você obterá rendimento de 3,53%. Segundo o boletim FOCUS, a projeção da inflação para 2021 é de 3,25%. Então você terá um ganho real neste período e superior ao rendimento do FGTS. Mas títulos prefixados tem alguns pontos a serem considerados. Se a taxa de juros sobe e você precisa resgatar antes do vencimento, pode ser que a rentabilidade seja negativa.

Falando em um cenário de médio e longo prazo, acima de 5 anos, uma alternativa é se proteger da inflação. O tesouro IPCA, por exemplo, é uma boa opção, pois ele rende uma taxa fixa mais a correção da inflação (IPCA), o que garante um ganho real desde que você leve o título até o vencimento. O tesouro IPCA 2026 está pagando IPCA + 2,66% a.a.

Agora, se seu perfil é arrojado, e esse valor está dentro do percentual que você pode arriscar, sem comprometer sua reserva de emergência, outra boa alternativa é investir na bolsa, em fundos multimercado ou de ações. Nos últimos anos, dada a queda da Selic, a bolsa de valores passou a ser bastante atrativa. Com isso obteve um aumento considerável no número de investidores pessoas físicas. Segundo a B3 (antiga BMF&Bovespa), de 2017 até 2020 o número de investidores PF saltou de 700 mil para quase 2 milhões. Além disso, dos 223 mil novos investidores (mar/20), 30% fez o primeiro investimento com menos de R$500,00, segundo relatório da B3. Assim, é possível investir pequenos valores, e obter rendimentos melhores.

Independentemente do produto escolhido, um bom planejamento financeiro é importante para poder saber sua real necessidade financeira. Nem sempre rentabilidade é o melhor, pois pode ser que o produto escolhido não tenha a liquidez que você precisa. E fique atento ao ganho real, pois com taxa de juros baixa e inflação com tendência de alta, no curto prazo muito produtos poderão trazer rendimentos reais negativos.

Para saber mais detalhes sobre o saque emergencial, acesse o site oficial do programa (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS/Paginas/default.aspx#saque-emergencial).

Hugo Ferraz é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected].  

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 07 de julho de 2020.

0