Informativos Planejar

20 anos Planejar – Carta de Ulf Mannhardt

Maio do ano 2020. A entidade Planejar completa 20 anos de existência. Parabéns!!

Parabéns a todos nos profissionais Certificados CFP®. Sem nós, que acreditamos que Planejamento Financeiro transforma a vida das pessoas, a Planejar não teria alcançado a relevância de hoje.

Meu nome é Ulf Mannhardt e desde o início pude colaborar com o IBCPF que agora é Planejar.

É uma honra, até hoje, representar, voluntariamente, o Brasil no âmbito internacional junto ao FPSB – Financial Planning Standard Board, entidade que coordena a certificação CFP® mundialmente.

Aproveito para enfatizar a palavra Colaboração. Internacionalmente, junto ao FPSB, em constante amadurecimento da definição de Planejamento Financeiro, utilizamos a expressão Processo Colaborativo.

Especialmente agora, após 20 anos de existência da Planejar, tudo e todos – mundialmente – estamos vivendo uma situação nunca vista ou imaginada como a atual crise de saúde pública mundial.

Como planejadores financeiros temos a função de apoiar e assumirmos liderança em determinados assuntos da vida de nossos clientes. É nossa função completarmos o conhecimento dos nossos clientes com a profundidade do conhecimento do profissional certificado em planejamento financeiro.

Em artigo do último dia 30 de abril, no jornal Valor Econômico, o colunista Rafael Souto escreveu o seguinte: “A pandemia derrubou a sensação de controle e supremacia e nossa prepotência agora merece uma reflexão.”

Isto me chamou atenção. Entendo que nossa atividade de Planejadores Financeiros Pessoais, nesta crise, está ganhando importância e suporte pelo absoluto desconhecimento geral de todos nós e de nossos clientes, em como lidar com o novo futuro ou novo normal, que certamente surgirá após esta atual fase de quarentena geral.

O consultor Bill Taylor, citado por Rafael Souto no mesmo artigo, usou a expressão ambilidade, nova competência que significa que um líder precisa cultivar ambição e humildade. Ambilidade. Não são atitudes excludentes. Porém, eu ainda acrescento Integridade. Assim vejo a crescente importância de construirmos um ambiente colaborativo, onde a busca por realização, sucesso e crescimento está associada à habilidade de perguntarmos sem termos medo de mostrarmos vulnerabilidade diante situações desconhecidas como a que já surgiu e nos acompanhará a partir dessa crise atual de saúde pública.

Rafael Souto finaliza a coluna escrevendo que a humildade em aprender, ouvir, questionar e cooperar será determinante para os líderes bem sucedidos.

Então, ambilidade, integridade e colaboração são, a meu ver, as atitudes chaves para que todos nos profissionais CFP®, junto com a Planejar, tornemos a nossa profissão cada vez mais reconhecida e aceita pelo público em geral, garantindo assim uma vida melhor para as pessoas. Parabéns Planejar! Que os próximos 20 anos deem continuidade ao esforço de tornarmos Planejamento Financeiro uma profissão reconhecida, fomentada pelo processo colaborativo entre profissionais CFP® e o público em geral.

0