
Comunicado | 37º Exame CFP
Candidatos das praças de Curitiba e Recife
Prezado candidato(a),
Com relação aos exames previstos para serem realizados no próximo dia 06/06/2021, nas praças de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, reiteramos que seguem confirmados, respeitando as restrições estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
Para as praças de Recife/PE e Curitiba/PR, a Planejar também havia adotado todas as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades locais, entretanto, nos últimos dias 24 e 28 de maio de 2021, foram publicados decretos legislativos (Decreto Municipal n.º 50.752, de 24 de maio de 2021 – Recife/PE; Decreto – aviso de Publicação n.º 234, de 28 de maio de 2021 – Curitiba/PR), que podem dificultar a realização dos exames nestas praças.
Por conta dos decretos acima mencionados, a Planejar entende que es exames correm o risco de não acontecer nestas duas praças. Ainda assim, se solidariza com os candidatos inscritos e que se prepararam para o exame, e entende que há preceitos de ordem legal e constitucional que dão espaço para a aplicação de medidas judiciais, como a solicitação de uma autorização excepcional para que os exames sejam realizados no próximo dia 06/06/2021.
Tenha a certeza de que sua preocupação com a pandemia é a mesma que compartilhamos na Planejar, mas esse posicionamento em manter a data do exame, por meio de uma proteção judicial para que os exames sejam mantidos se dá pelo fato de que:
- As medidas sanitárias estão sendo rigorosamente seguidas, como a capacidade das salas, uso de máscara e álcool gel;
- Nos últimos exames realizados, já durante a pandemia em 2020, não houve nenhum incidente;
- A alteração/proibição se deu de forma repentina e às vésperas da realização do exame, o que, se mantido, trará enorme prejuízo para todos os candidatos que se empenharam no preparo e dependem desse resultado para seu desenvolvimento profissional.
Reforçamos que as atualizações referentes ao Exame deverão ser acompanhadas no site da Planejar e da Fundação Carlos Chagas.
Equipe Planejar