Como obter a certificação CFP® - Etapas

Para obter sua Certificação CFP® no Brasil pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro é necessário cumprias as seguintes etapas:

Requisitos Iniciais: Para iniciar o processo de obtenção da certificação CFP® no Brasil através da Planejar, é necessário possuir um diploma de graduação em qualquer área e completar o curso de Planejador Financeiro CFP®, que é oferecido por instituições de ensino autorizadas pela Planejar. Além disso, é importante adquirir experiência prática em planejamento financeiro para pessoas físicas.

Experiência profissional: O candidato deve ter experiência profissional comprovada e 5 anos no atendimento direto ao cliente em uma das 6 áreas da certificação. Caso o candidato não possua o tempo exigido de 5 anos, ele poderá se candidatar a experiência supervisionada, respeitando os critérios estabelecidos. Clique aqui e consulte as informações sobre a experiência supervisionada.

Exames e Avaliações: O próximo passo é realizar o Exame CFP®, que é composto por seis módulos: Planejamento Financeiro, Investimentos e Gestão de Ativos, Planejamento da Aposentadoria, Gestão de Riscos e Seguros, Planejamento Tributário e Planejamento Sucessório. Após a aprovação nos exames, o candidato deve realizar o Curso Como Desenvolver um  Plano Financeiro, com a entrega do Plano Financeiro que será avaliado.

  • Curso Plano Financeiro: Realizar o Curso Plano Financeiro, com a entrega do Plano Financeiro – requisito obrigatório para obtenção da Certificação CFP®. Clique aqui e consulte as informações sobre o curso.

Adesão aos Padrões Éticos e Profissionais: Além de passar nos exames, os candidatos à certificação CFP® devem aderir aos rigorosos padrões éticos e profissionais estabelecidos pela Planejar. Isso inclui compromissos com a integridade, a confidencialidade e o melhor interesse do cliente. A adesão a esses padrões é fundamental para manter a certificação CFP® ao longo do tempo.

Obter a certificação CFP® pela Planejar é um processo que exige educação, experiência e comprometimento com a excelência em planejamento financeiro. A certificação CFP® é uma marca de distinção que demonstra a competência e a ética do profissional no campo do planejamento financeiro no Brasil.

Como obter a certificação CFP® - Etapas
Trilha de certificação