Consultório Financeiro

Como se proteger de falsos sites de corretoras e plataformas de investimentos?

José Alves, CFP®, responde:

A inteligência artificial é, sem dúvida alguma, a grande novidade da última década, trazendo uma infinidade de benefícios, como por exemplo respostas rápidas a questões mais complexas, mas, infelizmente, muitos malefícios também são causados por essa ferramenta.

Muitas plataformas e sites de corretoras utilizam em suas ferramentas meios de qualificação dos cadastros através de inteligência artificial, identificação biométrica e preenchimento de dados. Caso esse processo seja todo realizado em alguma plataforma falsa, a concretização da fraude certamente será́ bem-sucedida.

É sempre importante não utilizar sites de buscas para a localização de links de instituições financeiras e corretoras, pois, em alguns casos, links fraudulentos são disponibilizados para os procedimentos iniciais e captura de dados. Outro ponto importante são as redes sociais, as quais bombardeiam seus usuários com uma enormidade de ofertas que exigem algum tipo de cadastro, inclusive em corretoras e plataformas de investimentos, e esses supostos cadastros também são um meio importante de captura de dados.

 

Os aplicativos de troca de mensagens também são pontos de alta vulnerabilidade para aplicação de golpes. Muitos golpistas se utilizam dessa ferramenta, criando contas com características empresariais para enganar os usuários de determinadas instituições. 

A atual sagacidade dos fraudadores chega ao ponto de eles conseguirem alterar o número do telefone que aparece no identificador de chamadas da pessoa contatada, trazendo ainda mais veracidade à situação. 

Outra tentativa comum de golpe é a realização de contato com clientes informando possíveis compras e resgates em investimentos financeiros. Essa tática visa criar um impacto inicial de susto no contato realizado, facilitando a captura de dados pelo possível fraudador, que se mostra totalmente disposto a ajudar e solucionar o suposto problema.

A engenharia social é uma situação à qual todos estamos expostos. Utilizada para explorar a confiança das pessoas, pode ser caracterizada como uma violência sem que haja qualquer agressão física, e é uma técnica utilizada frequentemente para se obter o máximo de informações possível das pessoas. Essa engenharia social pode ser utilizada das formas mais simples até as mais sofisticadas, e o funcionamento desse sistema está muito alinhado ao funcionamento da mente humana, visando soluções rápidas, concretas e com a maior facilidade possível.

O ponto inicial para a prática de qualquer golpe está na captura de dados. Dessa forma, em nenhuma hipótese forneça dados como nome completo, documentos de identificação, filiação e demais informações em um contato recebido, seja via telefone ou qualquer outra mídia ou rede social. Em nenhuma hipótese, instituições financeiras e plataformas de investimento farão contato com necessidade de confirmação de dados, uma vez que os dados já constam em seus respectivos sistemas. Se necessário fornecer algum dado, o faça apenas quando o contato for realizado pela própria pessoa nos telefones e meios de contatos oficiais indicados no site dessas companhias.

Estar atento a todos os sinais e identificar qualquer anormalidade nos contatos com plataformas de investimentos, corretoras e instituições financeiras é ponto fundamental para evitar qualquer golpe e possíveis prejuízos.

José Alves é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected] 

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected] 

2