época negocios - texto

O enigma das finanças pessoais: saldar dívidas, construir riqueza ou tirar férias?

Marlan Morais, CFP®, responde:

Visando uma organização financeira, o primeiro passo que você deve focar é saldar as dívidas. Muitas famílias brasileiras vivem com dívidas. Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em dezembro de 2023 mostrou que o endividamento atingiu cerca de 76,9%. Entre os principais motivos, temos:

• Consumo impulsivo: muitas vezes, as pessoas recorrem a compras por impulso ou usam o consumo como uma forma de lidar com o estresse, a tristeza ou outras emoções negativas.
• Comparação social: vivendo em grupos, as pessoas se sentem pressionadas a seguir padrões de consumo que não condizem com suas reais condições financeiras.

Quanto mais fácil o acesso ao dinheiro que não é seu, maiores serão os juros cobrados. O cartão de crédito e o cheque especial, dois dos principais meios de endividamento dos brasileiros, têm juros de 8% a.m. e 12,5% a.m., respectivamente, podendo ser um pouco mais altos. Nenhum investimento vai remunerar você com um rendimento desse. Vale ressaltar que o alto endividamento pode causar estresse financeiro, ansiedade e até problemas psicológicos mais complexos. Quitar dívidas pode aliviar esses sintomas, proporcionando uma sensação de alívio e segurança.

Saldar as dívidas já é uma maneira de economizar dinheiro. Você deixa de pagar juros, o que fará muita diferença no seu planejamento financeiro de longo prazo. Após isso, o ideal seria focar na construção de uma reserva de emergência, tendo recursos em alguma aplicação com liquidez diária, como CDB, fundo de renda fixa simples ou Tesouro Selic.

Construir riqueza requer muita disciplina e planejamento de longo prazo. Você precisa de metas claras e mensuráveis, podendo separar algumas metas de curto, médio e longo prazo. É preciso usar o poder dos juros compostos a seu favor. Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo seus investimentos terão para crescer exponencialmente.

Buscar evolução e continuar aprendendo sobre finanças pessoais e investimentos é muito importante também para minimizar as chances de erros no processo. Você tem a opção de conversar com um consultor financeiro para ter uma orientação mais personalizada e aderente ao seu momento de vida. Através de metas de longo prazo, é possível construir riqueza e ter menos estresse financeiro. Ao adotar essa abordagem, você pode se concentrar em seus objetivos financeiros de longo prazo e ignorar flutuações de curto prazo no mercado.

Tirar férias você consegue planejar dentro do seu planejamento de construção de riqueza. Além de ser um momento de lazer, as férias podem ser consideradas como um investimento em seu bem-estar físico e mental. É uma forma de manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Planejando suas férias antecipadamente, você consegue ter uma noção dos custos em seu orçamento. Dessa forma, você pode conseguir investir regularmente para gerar riqueza no longo prazo.

É possível focar na construção de riqueza e, ao mesmo tempo, planejar suas férias, desde que isso seja feito com um planejamento financeiro cuidadoso e mantendo o equilíbrio entre gastos e poupança, priorizando suas necessidades e objetivos de longo prazo.

Marlan Morais é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 16 de Abril de 2024

1