O que é o Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro é o processo de atingir as metas financeiras da vida por meio do gerenciamento adequado dos recursos financeiros. O processo de planejamento financeiro ajuda as pessoas a ter uma visão holística e “abrangente” de suas finanças, determinando onde estão agora, onde gostariam de estar no futuro e o que devem fazer para alcançar seus objetivos.

O Comitê de Padrões de Planejamento Financeiro Ltd. (FPSB) define planejamento financeiro como um “processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar as pessoas a administrar seus assuntos financeiros para atingir os objetivos de sua vida”.  Gerenciar finanças pode ser um grande desafio, mesmo para as pessoas mais experientes. Uma pesquisa global realizada pelo FPSB descobriu que a maioria das pessoas sente desafiada por suas finanças, entretanto, as pessoas que contam  com o apoio de profissionais da área financeira – os profissionais conhecidos por Planejadores Financeiros (CERTIFIED FINANCIAL PLANNER CFP®) – se sentem melhor preparados para atingir seus objetivos financeiros.

Por que você precisa de um Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro elimina as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e ajuda a entender as implicações de cada decisão financeira que você toma. Todo mundo tem objetivos diferentes, por isso é importante ter um plano que funcione para você e sua situação financeira, agora e no futuro.

Quais os benefícios do Planejamento Financeiro?

  • Proporciona uma vida mais equilibrada.
  • Ajuda a conquistar seus sonhos e objetivos.
  • Não te deixa ter aquela dúvida sobre para onde o dinheiro foi no fim do mês.
  • Ajuda a cortar gastos desnecessários.
  • Evita juros e dívidas.
  • Consegue se programar para poupar.
  • Tem menos estresse.

Planejamento Financeiro em 6 etapas

Ajudar as pessoas a entender sua situação financeira e desenvolver um plano para o futuro 

O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB consiste em seis etapas que os profissionais de planejamento financeiro se apoiam para considerar todos os aspectos da situação financeira de um cliente para formular estratégias e fazer recomendações.As etapas do processo de planejamento financeiro são as seguintes:

6 etapas do planejamento financeiro

01

Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente

Esclarecimentos sobre o processo de planejamento financeiro, os serviços oferecidos e apresentação da competências e experiência do profissional de planejamento financeiro. Formalização do acordo da prestação de serviço.

02

Coletar as informações do cliente

Etapa para identificar os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o planejamento financeiro.

03

Analisar e avaliar a situação financeira do cliente

Analise das informações para entender e avaliar a situação financeira atual e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.

04

Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro

Apresentação das recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte que permite o cliente tomar a melhor decisão.

05

Implementar as recomendações de planejamento financeiro

O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação que são consistentes com o escopo do trabalho, assim o planejador financeiro identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.

06

 Revisar a situação do cliente

Ao realizar uma revisão, o planejador financeiro e o cliente avaliam o progresso da realização dos objetivos versus as recomendações, e verificam se as recomendações ainda são apropriadas ou se precisam de ajustes.

O Planejador Financeiro

Padrões para a profissão
Estabelecendo o planejamento financeiro como uma profissão global

O conceito de planejamento financeiro como uma prática profissional distinta teve seu início nos Estados Unidos no início dos anos 1970 com a introdução do programa de certificação CFP®. Desde então, a comunidade de planejamento financeiro global não para de crescer incluindo profissionais em todo o mundo que trabalham em muitas áreas, bancos, seguros, serviços de consultoria independente, valores mobiliários e direito. Em resposta a esta diversidade, o FPSB estabeleceu um conjunto de padrões para os profissionais de planejamento financeiro que são:

Planejamento Financeiro CFP®