Artigos Planejar

Quer ir ao Tomorrowland? Veja como poupar dinheiro para o festival

O primeiro passo é avaliar os custos a serem despendidos, tais como consumo, estadia e aquisição do ingresso (ou dos ingressos)

Por Debora Maria de Souza, CFP®

O Tomorrowland é um dos festivais mais relevantes da música eletrônica. Reúne os mais renomados DJs do mundo, promovendo uma experiência que vai muito além do show, integrando o sonho do consumidor com o festival. Após sete anos de sua última edição no Brasil, o evento será realizado nos dias 12,13 e 14 de outubro no Parque Maeda, na cidade de Itu, em São Paulo.

Tendo em vista a representatividade do festival, é de suma importância realizar um planejamento financeiro para transformar o sonho em realidade. O primeiro passo é avaliar os custos a serem despendidos, tais como consumo, estadia e aquisição do ingresso (ou dos ingressos). Este poderá ser comprado na modalidade Day-Pass, que permite a participação do consumidor por um dia, ou Full Madness, destinada aos que pretendem aproveitar intensamente a magia do evento nos três dias de festival. Após levantar tais informações, é importante entender se o orçamento doméstico comporta as despesas e estabelecer a meta e a estratégia para conquistar o objetivo no curto prazo.

A elaboração de um planejamento financeiro mostrará com clareza a sua real situação financeira e possibilitará avaliar gastos desnecessários existentes no orçamento doméstico que, mesmo sendo de pequeno valor, podem atrapalhar a conquista dos objetivos. A parte mais difícil do planejamento financeiro é a disciplina e paciência necessárias para seguir o plano. Por essa razão, saiba definir metas alcançáveis para inibir possíveis frustrações que te impeçam de manter o foco.

Havendo capacidade de poupança e tendo como premissa uma conduta conservadora visando a relação risco versus retorno, viabilize os ativos de renda fixa que possuem alta liquidez e com baixo risco de inadimplência do emissor. Entende-se por liquidez os investimentos que podem ser convertidos em dinheiro de forma rápida, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o Tesouro Selic.

Mas, afinal, o que é renda fixa? Trata-se de investimentos com regras definidas no momento da aplicação. Isso significa que na renda fixa o investidor já sabe qual será o prazo, a taxa de rendimento e o índice de referência de sua remuneração. Os títulos de renda fixa representam uma promessa de pagamento onde o investidor empresta o seu recurso e recebe uma rentabilidade definida no período.

E quando o orçamento é curto ou não há capacidade de poupança? Uma alternativa é a utilização consciente do crédito disponível no mercado. Tomar crédito para realizar a conquista de um sonho ou mitigar pendências financeiras requer uma análise detalhada a respeito dos custos incorridos, como o Custo Efetivo Total (CET), que compreende todos os valores que a instituição financeira cobrará no empréstimo. Lembre-se: o empréstimo proporciona um alívio imediato e o seu consumo requer uma capacidade de pagamento adequada ao seu orçamento para inibir possíveis problemas e transtornos futuros. O intuito é conquistar um sonho, e não se tornar um endividado.

Na prática, realize a alocação do recurso disponível em títulos como CDB e Tesouro Selic. Assim, você estará precavido financeiramente para lidar com as despesas do festival. O tempo até a realização do Tomorrowland é relativamente curto, o que exigirá maior compromisso com o seu objetivo, visto que, quanto menor for o prazo, maior será o seu esforço financeiro. Então, não perca tempo e inicie o quanto antes a progressão do seu recurso com investimentos adequados.

Resumidamente, para uma boa gestão financeira, realize a elaboração de um planejamento eficiente para cada momento de vida e objetivos. Busque sempre o auxílio de um profissional de sua confiança, que o ajudará a entender claramente o desfecho de cada decisão financeira a ser tomada.

*Débora Maria de Souza é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autora, e não do site de Época Negócios ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]


Texto publicado na Revista Época em de 127 Junho de 2023.

19