Pensando além da crise

Caro leitor,

Enquanto organizamos esta edição, uma calamidade sem precedentes assola o mundo. O COVID-19 deixa um rastro de destruição por onde passa, de forma semelhante a um tsunami de alcance global.

Difícil sair da sintonia da crise para pensar além dela. A presente edição traz uma proposta nesse sentido:

• O artigo sobre investimentos ESG nos lembra, mais uma vez, da responsabilidade das nossas escolhas em todos os aspectos da vida. Pandemias vão passar, o planeta fica.

• Duas matérias abordam planejamento sucessório nesta edição: um artigo, mais técnico, comenta a inclusão de ativos financeiros como bens de família e outro, mais comportamental, aborda os conceitos de herança financeira e herança emocional.

• No artigo “Dilemas Éticos”, o autor discorre sobre a importância de colocar o cliente em primeiro lugar, sempre.

• Entrevistamos o economista Roberto Dumas para conhecer sua visão sobre o momento atual. A realidade “atropelou” nosso objetivo inicial, mas ainda assim optamos por manter as gravações originais, mesmo que parte da matéria possa ter ficado obsoleta da noite para o dia. É uma excelente oportunidade para refletir sobre a alteração rápida que um fator inesperado de risco sistêmico causa não só na economia, mas nesse caso em toda a sociedade.

• Entrevistamos o Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Cavalcanti Vasco. Conversamos sobre o papel da Superintendência na proteção dos investidores e a relevância da parceria entre a CVM e a Planejar. 

Aproveite o tempo a seu favor e dedique-se a essas matérias. Lembre-se de responder ao Quiz no final para obter pontos válidos para Educação Continuada. 

Continue se cuidando para continuar a planejar para a vida!


Rosario Pujado, CFP®
Editora-chefe
Certified Financial Planner desde 2006,
Voluntária Líder de GT na Comissão de Educação.

Editora-chefe
Rosario Pujado, CFP®

Conselho Editorial
Angela Nunes, CFP®
Luiz Correia, CFP®
Marcia Belluzo Dessen, CFP®

Magazine Team
Caio Torralvo, CFP®
Gustavo Lendimuth, CFP®
Rosario Pujado, CFP®

Comissão de Educação
‍Eduardo Forestieri, CFP®

Apoio Planejar
Fátima Teixeira
Jean Estevan
Marília Rios Sibulka

Planejar

A Certificação CFP® é a única credencial de profissionalismo mudialmente reconhecida para o planejador financeiro pessoal. Ao buscar aconselhamento objetivo, competente e de confiança, procure um profissional CFP®.

Para mais informações sobre a Certificação CFP® visite www.planejar.org.br

CERTIFICAÇÃO CFP®
EXCELÊNCIA GLOBAL EM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

As marcas CFP®, CERTIFIED FINANCIAL PLANNER e CFP pertencem ao Financial Planning Standards Board Ltd. para uso fora do território norte-americano. A Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros é a entidade autorizada pelo FPSB mediante acordo firmado entre ambas para a concessão e administração destas marcas no território brasileiro.

Planejar
1