Bússolas na neblina

Essa edição da CFP® Magazine tem características muito especiais. Enquanto a história da humanidade é escrita à nossa frente, trazemos nas próximas páginas o relato e a análise de alguns dos principais Stakeholders de planejamento financeiro sobre o momento em que vivemos e o que poderá mudar num mundo pós-pandemia.

Nosso lema “Planejar pra Vida” ganha ainda mais força num mundo de dúvidas e incertezas. Fundamental para quem planeja é ter alguma previsibilidade de fatos e acontecimentos, entretanto neste momento a neblina nos impede de enxergar com exatidão as sinuosidades na estrada e nos leva a perceber que não temos todas as respostas, porque o caminho a frente é desconhecido, cheio de solavancos e de constantes correções de rota.

Algumas premissas assumidas como verdades tendem a se manter daqui em diante, como a importância de constituir uma reserva de emergência e do correto gerenciamento de riscos. Entretanto, muitas das nossas certezas foram abaladas e balançam nossa bússola: Qual é meu verdadeiro perfil de tolerância a riscos? O que, além de reservas monetárias, é necessário para um planejamento longevo? Qual a nossa responsabilidade comunitária na sociedade? Como lidar com este ambiente contínuo de estresse e incertezas? O que é realmente importante como objetivo na vida?

Para nos ajudar a enxergar além da névoa na pista, compartilhamos a visão de líderes de bancos, private bankers, corretoras, planejadores independentes no Brasil e no exterior, entidades de ensino, reguladores e autorreguladores, que expõem suas percepções sobre o que esperar do futuro. Nós, planejadores financeiros CFP®, sabemos que “quem planeja tem futuro” e continuaremos transformando a vida das pessoas, mesmo neste desafiador novo futuro. 

Aproveite, acerte seu Norte e boa leitura.

Eduardo Forestieri, CFP®
Membro do Conselho de Administração e Coordenador da Comissão de Educação da Planejar 

Editor chefe
Rosario Pujado, CFP®

Conselho Editorial
Angela Nunes, CFP®
Luiz Correia, CFP®
Marcia Belluzo Dessen, CFP®

Magazine Team
Gustavo Lendimuth, CFP®
Rosario Pujado, CFP®

Comissão de Educação
‍Eduardo Forestieri, CFP®

Apoio Planejar
Fátima Teixeira
Flávia Souza
Jean Estevan
Marília Rios Sibulka

Reportagem
Juliana Tancler
Luciene Miranda

Revisão
Luciene Miranda

Planejar

A Certificação CFP® é a única credencial de profissionalismo mundialmente reconhecida para o planejador financeiro pessoal. Ao buscar aconselhamento objetivo, competente e de confiança, procure um profissional CFP®.

Para mais informações sobre a Certificação CFP® visite
www.planejar.org.br

CERTIFICAÇÃO CFP®
EXCELÊNCIA GLOBAL EM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

As marcas CFP®, CERTIFIED FINANCIAL PLANNER e CFP pertencem ao Financial Planning Standards Board Ltd. para uso fora do território norte-americano. A Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros é a entidade autorizada pelo FPSB mediante acordo firmado entre ambas para a concessão e administração destas marcas no território brasileiro.

Planejar
0