época negocios - texto

Como fazer exercícios e manter uma rotina de treinos sem gastar muito dinheiro com academia?

José Alves, CFP®, responde:

Seja nas festas de fim de ano ou em um simples término de um final de semana com excessos gastronômicos, todos já pensaram em ter uma vida mais saudável, e a atividade física está diretamente ligada a esse projeto que todos já tiveram, têm ou terão.

Muitos, no entanto, deixam esse projeto de lado por imaginar haver um custo excessivo para melhorar seu estilo de vida, afinal, alimentos orgânicos e academias modernas possuem um custo considerável, com impacto relevante no orçamento doméstico e pessoal.

O que muitos não percebem é que pequenos hábitos gratuitos podem trazer ganhos consideráveis à saúde. O simples hábito de consumir ao menos dois litros de água por dia pode contribuir para perda de peso, uma vez que a boa hidratação garante o bom funcionamento do metabolismo. Outro ponto é que um maior consumo de água favorece um menor consumo de calorias.

Caminhadas diárias já podem ser consideradas uma rotina de exercício. De acordo com especialistas da área de esportes, o ato de subir e descer escadas gera um gasto calórico médio de 290 quilocalorias. Tal atividade pode ser incluída no cotidiano de qualquer pessoa na entrada e saída de prédios, estações de metrô, trens ou ônibus, shoppings ou lojas.

Trocar o carro pela bicicleta, caminhada ou pelo transporte público também pode ser uma alternativa ao estabelecimento de uma rotina de treinos no dia a dia, com impactos no combate ao sedentarismo e emagrecimento, além da contribuição com questões ambientais, como diminuir a circulação de veículos a combustão nas cidades grandes. Além dos benefícios já citados, a prática de atividade física ao ar livre pode auxiliar ainda na absorção de vitamina D.

Diante dos pontos já citados anteriormente, trocar o ambiente fechado das academias por atividades ao ar livre parece ser uma boa ideia e é algo perfeitamente possível de ser realizado pela grande maioria das pessoas. Ainda tratando das possibilidades de treinos físicos, por que não pensarmos na dança? Trinta minutos dessa prática pode gerar um gasto calórico médio de 160 quilocalorias, além da liberação de hormônios ligados ao bem-estar, como a serotonina.

A maioria das pessoas já pratica as atividades acima no cotidiano, na rua, no trabalho, em casa, no shopping ou no mercado de forma automatizada e sem planejamento, porém é possível planejar a execução dessas tarefas como uma rotina de treino.

Percebe-se, apenas com alguns exemplos, que é possível estabelecer uma rotina de treinos sem qualquer gasto com academia. Para isso, é importante a reflexão de como sua rotina se desenvolve no decorrer do dia. Perceber suas ações é fundamental para que simples atividades do cotidiano sejam convertidas em rotinas de treino. Os exercícios físicos propostos nesta reflexão extrapolam os limites do corpo e são também benéficos aos fatores cognitivos. Perceber o que fazemos e como fazemos pode contribuir também para exercitar nosso poder de concentração e percepção de tudo ao nosso redor.

A academia é e sempre será uma grande aliada na rotina de exercícios, uma vez que o próprio ambiente já condiciona todos a pensar em fazer atividades de forma regrada, seriada e repetida, mas isso também pode ser realizado fora da academia. O importante é avaliar, organizar e executar as ações já executadas, porém de forma programada.

José Alves Pereira Junior é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: ([email protected])

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 23 de Julho de 2024

0