RESULTADOS DOS EXAMES CFP®

A certificação CFP® (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional de distinção, reconhecida globalmente, que garante a qualificação do profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal. O processo conta com 4 etapas a serem cumpridas: Exame, Educação, Experiência profissional e Ética.

O Brasil é um dos países que mais cresce no número de profissionais certificados dentre os 27 afiliados ao FPSB.

No gráfico abaixo podemos observar o índice de aprovações dos Exames realizados nos últimos anos:

Planejamento Financeiro CFP®

Acompanhamento do 20º ao 45º Exame: Candidatos inscritos, presentes e aprovados por Exames

Grafico-Site_2023-11-09

Na busca de aperfeiçoamento constante, procurou-se dar mais robustez ao banco de questões do Exame CFP, com a elaboração de novas/inéditas, por meio da contratação da Fundação Carlos Chagas que, a partir do 40º Exame CFP®, passou a ser responsável pela elaboração e revisão das questões, não somente pela aplicação e processamento dele, como nas edições anteriores.

Como descrito no edital, as questões visam abranger conhecimento, compreensão, aplicação, análise, capacidade de raciocínio e síntese das competências necessárias de um Planejador Financeiro. Abrange os seis componentes do Planejamento Financeiro:

  • Planejamento Financeiro e Ética
  • Gestão de Investimentos
  • Planejamento da Aposentadoria
  • Gestão de Riscos e Seguros
  • Planejamento Fiscal
  • Planejamento Sucessório

Todas as questões que compõem o Exame são criadas por uma banca de especialistas e seguem rigorosamente revisadas por professores acadêmicos, integrantes de instituições de ensino superior e/ou profissionais de órgãos técnicos do Mercado de Capitais, sendo coordenados por profissional que acompanha o processo há mais de 30 exames.

Mais informações sobre o EXAME.

Consulte o Manual de Certificação, disponível na página sobre os Exames.

PESQUISA COM OS CANDIDATOS DOS EXAMES

A partir do 43º Exame, a Planejar passou a realizar uma pesquisa com os candidatos  no ato da inscrição. Confira os resultados e entenda a percepção destes profissionais.