Ranking Global de Planejadores Financeiros CFP®

Brasil é destaque em ranking global de planejadores financeiros CFP®

País registrou crescimento de 8,7% no número de profissionais certificados em 2023 e foi o quarto que mais cresceu mundialmente

O Financial Planning Standards¬ Board (FPSB), entidade responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP® fora dos Estados Unidos, divulgou o balanço da profissão em 2023: foram certificados 10.768 novos planejadores financeiros, totalizando 223.700 profissionais com a distinção no mundo. Dentre as 27 organizações membros do FPSB, o Brasil, representado pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, continua a ser destaque com crescimento líquido (749 novos profissionais CFP®) e taxa de crescimento de 8,7%. No total, o país registrou 9.379 planejadores financeiros certificados no final de 2023 e se manteve na 5ª colocação no mundo, sendo o quarto país que mais cresceu.

Confira o ranking completo aqui.

“Estamos satisfeitos em ver que o número de profissionais certificados CFP® segue crescendo a cada ano, para atender à crescente demanda por uma consultoria profissional em planejamento financeiro”, disse o CEO do FPSB, Dante De Gori, CFP®. “À medida que a comunidade global de profissionais CFP® cresce, mais pessoas em todo o mundo podem acessar planejadores financeiros que se comprometeram com altos padrões de competência, ética e prática para construir planos financeiros holísticos, enquanto enfrentam o aumento do custo de vida e decisões financeiras complexas.”

A certificação CFP® é um selo internacional de excelência em planejamento financeiro mantido pelo FPSB. A Planejar é a única entidade autorizada no Brasil a conceder a certificação para profissionais que atendam aos mais rigorosos padrões mundiais da certificação, que incluem educação, aprovação no exame, experiência profissional na área e adesão ao Código de Ética.

CFP