Experiência Profissional

A Planejar reconhece a importância da experiência profissional de quem pretende se tornar planejador financeiro certificado, sendo esse um dos requisitos para alcançar a Certificação CFP®. Por isso, o candidato deve comprovar Experiência Profissional no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas do escopo da certificação: planejamento financeiro, gestão de investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal, planejamento sucessório.

Experiência profissional não supervisionada

O tempo mínimo da experiência profissional será de 03 anos de experiência não supervisionada nos últimos 10 anos no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas compreendidas no escopo da Certificação CFP®

O candidato deverá enviar à Planejar a documentação necessária para comprovação da Experiência Profissional não supervisionada:

  • Carteira de Trabalho – página onde consta a foto, verso com os dados pessoais e as páginas com entradas e saídas; ou
  • Carta de referência da empresa (em papel timbrado), assinado pelo responsável com firma reconhecida em cartório; ou
  • Contrato Social da Empresa quando proprietário ou sócio; ou
  • Contrato de prestação de serviço com clientes com Nota Fiscal.

Experiência profissional supervisionada

Acreditamos que o envolvimento na prática supervisionada é o método mais efetivo para ganhar experiência profissional e, por isso, a Planejar oferece a experiência profissional supervisionada como alternativa para os candidatos que ainda não adquiriram experiência, sendo possível participar deste processo de 1 ano podendo ser anterior ou posterior a aprovação no exame da Certificação CFP®.

O modelo de Supervisão da Planejar é desenhado para atender as necessidades e expectativas dos profissionais de planejamento financeiro e preparar os novos entrantes para:

  • Iniciar a prática profissional reconhecendo a importância do desenvolvimento e da expansão das competências profissionais para apoiar a entrega do planejamento financeiro aos clientes;
  • Adquirir e desenvolver habilidades, competências e conhecimentos conforme descrito no Perfil de Competências do Planejador Financeiro, nas Melhores Práticas de Planejamento Financeiro e no Código de Ética e Responsabilidade Profissional;
  • Ao final do período da prática supervisionada, o supervisor afirma que o candidato está apto a realizar as tarefas de planejamento financeiro pessoal de forma competente e ética.

A Experiência Supervisionada na Prática

Uma pergunta frequente é como se adquire, na prática, essa experiência. Vamos citar alguns exemplos de atuações que cumprem adequadamente a expectativa desse aprendizado.

Quem está qualificado para ser Supervisor?

O supervisor deve ser um Profissional CFP® que domina habilidades, competências e conhecimentos descritos no Perfil de Competência do Planejador Financeiro da Planejar. Os supervisores devem ser apresentados pelo supervisionado à Planejar para avaliação, aprovação e registro, tanto do supervisor quanto do supervisionado.

É importante dizer que o supervisor deve estar disposto a contribuir e se envolver diretamente na formação de novos profissionais, transmitindo suas habilidades, conhecimento e atitudes aos candidatos à certificação.

Relatórios trimestrais serão elaborados, utilizando o formulário fornecido pela Planejar, para reportar o tipo e a evolução do aprendizado do candidato supervisionado.

Ao final do período de 12 meses de supervisão, deverá atestar formalmente que o candidato está apto a interagir com clientes e atuar como planejador financeiro.

Cada supervisor poderá manter, simultaneamente, até 3 candidatos à Certificação CFP® sob sua supervisão

O SUPERVISIONADO

Em relação ao candidato à Certificação CFP que será SUPERVISIONADO, recomendamos explorar ao máximo os benefícios dessa experiência valiosa, de aprender em pouco tempo, na prática, os fundamentos de planejamento financeiro.

Durante o período da Experiência Supervisionada o candidato deve:

  • Solicitar e aceitar o feedback e comentários do supervisor de forma positiva;
  • Atualizar regularmente o supervisor com informações relevantes sobre seu desenvolvimento;
  • Trazer questionamento e dúvidas à atenção do supervisor, buscando expandir seu aprendizado;
  • Enviar os relatórios exigidos, assegurando que a supervisão seja concluída

Como é o processo para iniciar a Experiência supervisionada

  1. Associado Não Certificado: para dar início a Experiência Supervisionada, é necessário que o candidato se associe à Planejar.  Esta associação oferece uma série de benefícios, como descontos em eventos da Planejar e no Exame CFP® (15% de desconto), tendo um custo anual de R$400,00 (inserir o tutorial para adesão a associação).
  2. Inscrição e seleção do supervisor: O candidato deverá submeter à aprovação da Planejar o nome do profissional CFP® que aceita a atribuição de Supervisor e assumirá a responsabilidade da supervisão, encaminhando e-mail para [email protected].
    O supervisor será, necessariamente, um profissional CFP® e não poderá supervisionar, simultaneamente, mais de 3 profissionais.
  1. Acordo de supervisão e formulários: aprovada a indicação do Supervisor, a PLANEJAR enviará os formulários e guias completos relativos às atribuições do Supervisor, do Supervisionado, da Supervisão.
  2. Acordo entre Supervisor e Supervisionado: o acordo entre supervisor e supervisionado deverá ser enviado preenchido e assinado para [email protected]. Após validação da Planejar, dará início ao processo de supervisão, mediante a formalização por e-mail, contendo as quatro datas para entrega dos relatórios trimestrais.
  3. Avaliação da Supervisão: Obrigatório preenchimento e envio (trimestral) do Relatório da Supervisão, nas datas formalizadas pela Planejar.

Leia com atenção as instruções completas sobre a Experiência supervisionada.

Guia da Experiência Profissional Supervisionada
Guia do Supervisionado
Guia do Supervisor
Informações Pessoais e Acordo de Supervisão
Relatório da Experiência Profissional Supervisionada