Semana ENEF

Em sintonia com seu posicionamento estratégico, o foco de atuação em responsabilidade social da Planejar é contribuir para disseminar conhecimentos sobre planejamento financeiro e orientar pessoas que normalmente não têm acesso aos serviços prestados pelos profissionais CFP® para que elas possam alcançar melhores condições de vida e gestão de seus recursos.

A Planejar reúne em seu quadro de associados uma vasta gama de profissionais com expertise e conhecimentos relevantes sobre planejamento financeiro e gestão de recursos, o que é fundamental na hora de orientar pessoas de todas as classes sociais e níveis de renda a enfrentar os desafios de manter o mínimo de condições de vida no presente e aspirar melhorias no futuro. A conscientização financeira é ferramenta valiosa para lidar com as consequências da ampliação do crédito, índices de inadimplência e de endividamento.

Com a crescente oferta de produtos e serviços financeiros, e a ampliação da oferta de crédito nos últimos anos, criados para atender as mais diversas necessidades de um público heterogêneo, observamos também o aumento da demanda  da compreensão e do domínio dos conceitos financeiros básicos. A medida que um maior número de pessoas tem acesso a informações e possibilidades de desenvolvimento de habilidades que propiciem a melhor gestão dos recursos financeiros familiares, a Planejar fortalece a sua visão de que o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas.

Desde 2009, os planejadores financeiros CFP® promovem ações de conscientização financeira, ampliando a cada ano o impacto destas ações de responsabilidade social. Em dezembro de 2013 foi firmado um Convênio de Educação com a CVM, que prevê cooperação mútua entre as entidades para ações de educação financeira para a sociedade.

Com objetivo de dar suporte às atividades previstas neste Convênio e respondendo à demanda de uma parcela expressiva da base de planejadores financeiros associados, que indicaram em pesquisas o desejo de contribuir com ações de cunho social, a Planejar formalizou em novembro de 2015 a criação da Comissão de Conscientização Financeira.

As ações de responsabilidade social de Conscientização Financeira devem contribuir para que as pessoas entendam os fundamentos de suas decisões econômicas, para que possam alterar seus comportamentos e decisões, promovendo melhor gestão de seus recursos.

Entre as ações realizadas pela Comissão de Conscientização Financeira da Planejar, destaca-se a participação efetiva na Semana Nacional de Educação Financeira, iniciativa promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF desde 2014. Em virtude da pandemia que impossibilitou atividades presenciais, na edição de 2020 foram realizados 10 webinars online abertas ao público  com a participação de mais de 40 entidades cadastradas. Os atendimentos de orientação financeira foram disponibilizados por meio da parceria com a plataforma N2. No total, a Semana Enef contou com o apoio de quase 200 planejadores financeiros CFP® que, de forma voluntária, contribuíram para levar a mensagem de planejamento financeiro nos eventos e atendimentos para aproximadamente 4.000 pessoas.

Saiba mais sobre a participação da Planejar na Semana ENEF 2019.

Assista ao vídeo institucional
Histórico da participação da Planejar na Semana ENEF