4a Semana ENEF

Planejamento financeiro foi tema de 130 eventos na S.E.F

A Planejar realizou em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o total de 131 eventos durante a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, realizada entre 8 a 14 de maio.

Os eventos, todos gratuitos, consistiram em uma palestra com o objetivo de despertar na população a consciência da importância de se fazer um planejamento financeiro para conquistar seus objetivos de vida (). Foram realizadas apresentações em faculdades, ONGs e empresas e alguns dos locais contaram com atendimentos individuais de orientação financeira para os participantes.

“Adorei a palestra, acredito que seja muito válida aos alunos que estão iniciando e aos veteranos também. Digo isso porque, se no início do curso eu tivesse tido esses esclarecimentos, teria errado menos com meu dinheiro”, comentou uma aluna ao final da palestra na UniAlfa, de Goiânia, onde palestrou Marco Harbich, CFP®.

4a Semana ENEF

Ao todo, 126 planejadores financeiros com a Certificação CFP estiveram envolvidos diretamente no projeto, entre palestrantes, organizadores e atendentes em clínicas de orientação financeira. Foram alcançadas aproximadamente 7.000 pessoas nas 44 cidades (em 19 estados) que receberam a palestra. Conheça aqui a grade completa de eventos e voluntários.

“É a minha primeira vez na Semana ENEF. Adorei participar da Clínica, me fez ter certeza que temos muito a fazer e ajudar a sociedade. Estou com emoção de fazer algo que tem todo o sentido”, diz Helena Sobral de Almeida, CFP®, planejadora financeira no Rio de Janeiro.

“Você entra achando que está doando e compartilhando conhecimento, mas sai com uma sensação de que ganhou mais do que ofereceu”, compartilha Denise Estrella, CFP®, também no Rio de Janeiro, onde a Planejar foi parceira do Instituto Sicoob em uma ação no Largo da Carioca.

A Planejar e a CVM mantêm um convênio para realização de iniciativas conjuntas de promoção da educação dos investidores. Desde 2013 as instituições prestam apoio técnico mútuo e desenvolvem atividades gratuitas como seminários, palestras, cursos e atendimentos ao público em geral, focando no planejamento financeiro. O objetivo é auxiliar a população nas decisões de poupança e investimento conscientes.

Saiba mais sobre a Semana ENEF

A Semana é realizada anualmente desde 2014. Os números impressionam: na edição de 2016, 1044 ações (presenciais ou online), organizadas por 153 instituições, alcançaram, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas em 458 municípios localizados em todas as unidades federativas.
A iniciativa tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Conheça o CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira

O CONEF é formado por representantes das seguintes instituições: Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); B3; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
O Comitê também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.