Ser voluntário 

Os profissionais CFP® podem atuar como voluntários da Planejar, contribuindo na disseminação da importância do planejamento financeiro e da certificação CFP®, além de promover a educação financeira. Como todo trabalho voluntário, as atividades realizadas não são remuneradas.

Os voluntários têm a oportunidade de integrar projetos de responsabilidade social, por meio da Comissão de Conscientização Financeira, dentre outras oportunidades que podem ser conferidas abaixo.

Ao se engajarem em causas que se identificam, os voluntários experimentam a sensação de ter um propósito e consequente realização pessoal. Cada voluntário passa a ser um agente de mudança, capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e na construção de um futuro mais promissor.

Quem pode ser voluntário? 

As atividades de voluntariado são exclusivas dos profissionais CFP® já certificados e associados à Planejar.

Contribuições

O trabalho voluntário tem um impacto significativo nas comunidades e pessoas atendidas. As ações de responsabilidade social permitem que o público atendido tenha acesso a conhecimentos valiosos de educação financeira.

Seu impacto transformador atinge comunidades, voluntários e a sociedade como um todo. É uma forma valiosa de promover o bem, construir um mundo mais solidário e melhorar a vida das pessoas.

Oportunidades para ser um voluntário

Por meio da Comissão de Conscientização Financeira são organizadas iniciativas que buscam promover ações de educação financeira para diferentes públicos. Um dos principais objetivos é disseminar o conhecimento sobre como organizar suas finanças, de forma acessível e gratuita, focando especialmente em públicos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para tanto, são realizadas palestras e clínicas de atendimento em eventos específicos, como a Global Money Week, Semana ENEF, entre outras.

Clique aqui e confira as Diretrizes para demandas de eventos gratuitos

A Planejar conta com a participação de profissionais CFP® voluntários, para integrarem as Comissões e respectivos Grupos de Trabalhos derivados destas: Certificação, Comunicação e Marketing, Conscientização Financeira, Educação e Relacionamento com Associados. Para tanto, é necessário que os integrantes tenham disponibilidade para participar das reuniões e contribuir com seu conhecimento nas respectivas áreas. Vale ressaltar que a frequência das reuniões e o número de membros seguem o estatuto.

Por ser uma referência imparcial no segmento, a Planejar é constantemente consultada por veículos da imprensa para indicação de porta-vozes para entrevistas, pautas, matérias exclusivas entre outros. Para tanto, conta com os “porta-vozes”, para que as informações cheguem ao público de interesse de forma clara, facilitando o entendimento sobre um determinado assunto. Os profissionais interessados em fazer parte desse grupo, precisa cumprir a “Trilha de Porta Vozes” disponível no Portal de Educação, e preencher o formulário  o final, identificando suas especialidades. Acesse já a trilha https://educa.planejar.org.br/porta-voz e esteja preparado para ser uma porta-voz!

Artigos: Os profissionais CFP® que tenham feito a trilha, também podem contribuir escrevendo artigos tanto para a revista CFP® Magazine, quanto para as colunas semanais que a Planejar possui no Valor Econômico (Consultório Financeiro) e Época (Seu Planejamento Finaceiro). Imagine ter seu artigo publicado em um desses veículos.

Participação em eventos: A Planejar realiza diversas iniciativas em eventos, tendo profissionais CFP® como palestrantes ou oferecendo consultas gratuitas para que o público comece a entender a importância de se planejar financeiramente e como começar. Conheça um pouco sobre os eventos realizados anualmente:

World Investor Week (WIW) / World Financial Planning Day (WFPD)

A Semana Mundial do Investidor (World Investor Week) e o Dia Mundial do Planejamento Financeiro (World Financial Planner Day) ocorrem anualmente outubro. WIW é uma campanha global de uma semana promovida pela IOSCO para aumentar a conscientização sobre a importância da educação e proteção dos investidores e destacar as várias iniciativas dos reguladores de valores mobiliários nessas duas áreas críticas. Dentro dessa semana, acontece o WFPD.

Global Money Week

A Global Money Week é uma campanha mundial gratuita, com programação especialmente voltada para jovens que desejam organizar suas vidas financeiras. A Planejar realiza palestras/lives gratuitas com profissionais CFP®, por meio do canal ‘Planejar Pra Vida’ no Youtube. Além disso, são oferecidas consultas para orientações financeiras realizadas por profissionais CFP® para o público interessado.

Semana ENEF:

A Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, é uma importante iniciativa composta por ações educacionais gratuitas, visando fortalecer a cidadania e a autonomia das pessoas, capacitando-as para tomar decisões financeiras mais conscientes e autônomas.

Depoimentos

”Ser voluntário na Semana ENEF me proporcionou crescimento pessoal e a satisfação de fazer a diferença na vida de outros. Agradeço à organização por essa oportunidade única e por valorizar o poder da educação financeira.”

 

Anielo – Crialimentos. Palestrante: Evelin Cecato, CFP®

“Excelente palestra! A palestrante interagiu com os jovens despertando neles a desejo de querer aprender mais… fizeram anotações, tiraram inúmeras dúvidas e a maioria dos jovens saíram com o pensamento diferente em relação suas economias e seu futuro. Avaliação por parte dos jovens super positiva!”

Elizabete Fernanda Barros Pedroso – Tutora da Rede Cidadã. Palestrante: Thais Morais Ferreira, CFP®

Contribuir escrevendo para as colunas da Época e do Valor Econômico tem sido uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Como profissional CFP®, ser  reconhecido como uma referência imparcial e ter a oportunidade de compartilhar meu conhecimento sobre planejamento financeiro com um público diversificado é extremamente gratificante.

Caio Paganini, CFP®

Como ser voluntário?

Os associados da Planejar interessados em participar devem clicar aqui e se inscrever. Quando forem chamados para serem voluntários, os associados devem preencher o documento “Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário”. Este documento é de preenchimento obrigatório, conforme estabelece a Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o trabalho voluntário.

Perguntas frequentes

Como posso me tornar um voluntário na Semana ENEF?

Para se tornar um voluntário na Semana ENEF, basta preencher o formulário de inscrição disponível em nossa página e aguardar o contato da equipe organizadora. É importante estar disponível para participar das atividades durante o evento.

Posso escolher a cidade ou local em que quero ser voluntário?

Sim, você pode indicar a sua preferência de cidade ou local para ser voluntário na Semana ENEF. No entanto, a alocação dos voluntários será feita com base na disponibilidade e necessidade de cada localidade, visando garantir o melhor aproveitamento de todos os participantes.

Receberei algum tipo de treinamento ou orientação antes de me tornar voluntário?

Sim, todos os voluntários participarão de um treinamento ou orientação antes do início da Semana ENEF. Esse treinamento tem o objetivo de preparar os voluntários para as atividades que irão desenvolver, além de fornecer informações sobre a abordagem e os materiais utilizados.

Como ser voluntario?

Os associados da Planejar interessados em participar devem clicar aqui e se inscrever.