5a Semana ENEF

Planejar participa da 5ª Semana ENEF: 215 profissionais

Entre os dias 14 e 20 de maio, aconteceu a 5ª Semana ENEF (Semana Nacional de Educação Financeira), uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Empenhados em estimular a educação e a conscientização financeira, principalmente na população de baixa renda, 215 planejadores financeiros CFP® promoveram palestras e clínicas, em todo o território nacional. A ação com os profissionais é uma iniciativa organizada pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). No total, foram realizados 294 eventos presenciais, que alcançaram aproximadamente 10 mil pessoas. Veja aqui a grade completa de eventos e voluntários.

5a Semana ENEF

“A participação da Planejar na Semana ENEF tem crescido exponencialmente ano após ano, com aumento da demanda pelas palestras e clínicas financeiras de vários parceiros consolidados como o CIEE, o Instituto Sicoob, e inúmeras universidades e instituições beneficentes instaladas em comunidades carentes de várias cidades brasileiras. Também cresceu muito o interesse e a disponibilidade dos profissionais CFP® em participar das ações voluntárias organizadas pela Planejar para a Semana ENEF. Isso gerou uma troca de energia e conhecimento muito rico entre os participantes, além do fortalecimento da parceria da Planejar com a CVM na promoção da educação financeira como instrumento de mudança cultural para a população brasileira, promovendo o planejamento financeiro e a construção patrimonial ao longo da vida como forma de elevar a cidadania e o bem-estar”.
Lavínia Martins, CFP®, diretora da Planejar.

“Nossa intenção é tornar mais natural a relação das pessoas com o dinheiro, e a ação intensiva realizada nacionalmente fortalece essa mensagem. Precisamos incentivar o assunto ‘dinheiro’ para as conversas. Falar sobre algo ajuda a organizar o raciocínio para uma melhor tomada de decisão. Infelizmente, na maioria das vezes, quando o assunto dinheiro aparece em casa é com pesar. Não deve ser assim. Pode ser diferente. E nós, planejadores financeiros pessoais, temos essa função social também. O resultado da 5ª Semana ENEF só aconteceu porque tivemos entrada de novos voluntários no grupo, e todos atuaram com muita motivação e engajamento”, aponta Graziela Suman, CFP®, coordenadora do Grupo de Trabalho de voluntários para conscientização financeira.

Participar da Semana ENEF é fundamental, mas todos podemos e devemos dar continuidade ao longo do ano. Se você tem interesse em atender um público em situação de vulnerabilidade, converse com a administração do local e organize uma palestra lá. Saiba mais em “Demanda de ações por associados Planejar” através link.

A Planejar agradece aos voluntários que se envolveram na Semana ENEF e convida a todos a participar das próximas edições