Mercado financeiro: quais as certificações para profissionais da área e suas diferenças?
Isleno Araúdo, CFP®, responde:
O mercado financeiro disponibiliza diversas certificações que habilitam os profissionais a exercerem papéis específicos para boas tomadas de decisões financeiras. Porém, antes de conhecê-las, é fundamental saber qual o principal objetivo delas e porque são importantes para o mercado.
Em resumo, todas as certificações existem para trazer ao mercado transparência, ética no atendimento, informações confiáveis e boas práticas alinhadas aos interesses dos investidores. Elas são importantes para deixar o Sr. José da padaria, a Dona Maria advogada, o Sr. Pedro da indústria na “mesma página”. Assim, todos podem optar pelo melhor serviço ou produto financeiro para sua realidade.
Para os profissionais do mercado, podemos comparar as certificações a uma CNH, que habilita o motorista a conduzir um veículo após ele comprovar, através de testes, que possui capacidade para tal. Além disso, a CNH pode possuir diversas categorias: A, B, C, D, E, cada uma dando o status necessário para dirigir uma moto, um carro, um caminhão ou ônibus, conforme a proficiência do motorista. No mercado financeiro não é diferente. As certificações são divididas da seguinte forma:
Certificações ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais):
A ANBIMA possui certificações voltadas à distribuição de produtos de investimentos: CPA – 10 (Certificação Profissional ANBIMA série 10), para profissionais que atuam com a comercialização de produtos de investimentos no varejo ou em plataformas de investimentos; CPA – 20, que se diferencia da 10 pelo atendimento ao público alta renda; CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento), que confere ao profissional o título de especialista em investimentos, podendo este, inclusive, realizar recomendações de investimentos para clientes em diversos segmentos.
A ANBIMA possui ainda certificações voltadas à gestão de recursos de terceiros, para profissionais que prestam serviços de gestão (compra e venda de ativos) e cuja principal atuação é através de fundos de investimento. As certificações da área são: CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão), a qual é pré-requisito para outras certificações e traz a base técnica para atuação na área; CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) e CGE (Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados), voltadas para profissionais que desejam assumir a gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento e carteiras administradas, obrigatórias para quem assume a responsabilidade pela compra dos ativos dos fundos.
ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores):
A ANCORD é a única instituição autorizada pela CVM a conceder certificação para credenciamento de Agente Autônomo de Investimentos (AAI). Esses profissionais atuam diretamente em corretoras de valores mobiliários, ofertando produtos de investimentos a investidores de diversos segmentos. A atuação do agente autônomo está muito mais relacionada com investimentos em corretoras do que com o atendimento padrão em bancos. Sua relação profissional com a instituição que representa também é diferente da dos profissionais bancários.
Certified Financial Planner (Financial Planning Standards Board)
A certificação CFP® é ofertada no Brasil exclusivamente pela Planejar, que representa nacionalmente o órgão responsável pela certificação. A CFP® autentica que o profissional possui conhecimentos suficientes para realização do planejamento financeiro pessoal das famílias. Essa certificação aborda temas como: gestão financeira, gestão de ativos e investimentos, planejamento de aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal e planejamento sucessório. A atuação do planejador vai além do atendimento por produtos de investimentos: esse profissional geralmente atua de forma independente e consegue ter uma visão completa da situação financeira familiar.
Chartered Financial Analyst – CFA Institute
A segunda certificação internacional disponível no Brasil é do programa CFA. Assim como na CFP®, o profissional certificado com a CFA detém vastos conhecimentos sobre produtos e serviços financeiros e pode auxiliar o público investidor em diversos segmentos, principalmente para áreas relacionadas à análise financeira e de investimentos.
Dessa maneira, é fácil identificar a relevância das certificações para o bom atendimento aos investidores e para a solidez do segmento financeiro, com destaque para as diferenças entre essas certificações e para o campo de atuação específico para cada necessidade das famílias.
Isleno Araújo é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.