Saiba como gerir o tempo e alcançar retornos financeiros maiores
Carolina Roveda, CFP®, responde:
É fundamental dominar a habilidade de gestão do tempo nos dias de hoje. Essa competência permite entender melhor as prioridades, aumentar a produtividade e alocar esforços de forma mais assertiva, resultando em entregas de maior qualidade e, consequentemente, ganhos financeiros. Imagine um profissional com esse domínio?
As formas de estabelecer essa organização são diversas, mas a principal premissa é ter um bom planejamento. A partir disso, é possível estabelecer prioridades, o que não é fácil, pois envolve dizer não e, muitas vezes, desagradar outras pessoas ou adiar sonhos e desejos. Mas, mais importante que isso, é manter a constância na sua execução. Esse plano pode ser subdividido em objetivos de curto, médio e longo prazo, de acordo com o nível de prioridade. Uma forma de conseguir enxergar os passos desse plano é olhar de trás para frente, partindo de onde se quer chegar para onde se está, e fatiar o que precisa ser feito, organizando pequenos passos que levarão até o objetivo traçado.
Saber delegar também faz parte de uma boa gestão do tempo e ajuda a manter a constância. Reconhecer que não é possível dar conta de tudo e contar com pessoas que podem fazer melhor algumas atividades é uma atitude sábia.
Essas habilidades não se restringem à carreira e vida pessoal, mas também aos investimentos e à organização financeira. É uma luta cultural a tentativa de alongar a visão das pessoas para o futuro e fazer com que elas fujam do imediatismo e busquem um planejamento consistente. Recentemente, a ANBIMA publicou a 7ª edição do Raio X do Investidor, e um dos temas abordados que chamou a atenção foi a adesão dos brasileiros às famosas “Bets”. Os dois principais motivos que levaram as pessoas a aderir às apostas foram: em primeiro lugar, as chances de ganhar dinheiro mais rápido (40%); e em segundo lugar, a possibilidade de ter um retorno alto (39%). Esses fatores revelam um comportamento imediatista.
Em contrapartida, o relatório trouxe um dado que demonstra a importância de se ter um planejamento financeiro: um dos três principais motivos que ajudaram os brasileiros a economizar em 2023 foi a adoção de um planejamento financeiro de gastos. Muitos reconhecem o valor da organização financeira, mas têm dificuldade de saber por onde começar. É aí que entra a relevância de saber delegar. Hoje, existem profissionais especializados que podem ajudar nessa construção, além de órgãos que podem servir de consulta para ganho de conhecimento, como Anbima, Planejar, B3, entre outros.
Planejar é importante, e organizar o tempo ajuda a fazer isso de forma eficiente. No entanto, quando falamos de investimentos, a gestão do tempo vai além de saber organizar as horas do dia. Existe uma relação direta entre tempo e retorno financeiro: quanto mais tempo o dinheiro fica investido, maior será o retorno acumulado.
Gerir bem o tempo no mundo dos investimentos significa respeitar essa jornada e aceitar que não existe retorno significativo de forma imediata. Investir é alocar dinheiro hoje com objetivos futuros, seja esse futuro de curto, médio ou longo prazo.
Por esse motivo, ter um planejamento financeiro que contemple esses objetivos é fundamental. Através do planejamento, é possível gerir o tempo para alcançar os objetivos financeiros definidos e, dessa forma, obter retornos mais significativos. É fundamental colocar o tempo a nosso favor.
Carolina Silveira Martins Roveda é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planeamento Financeiro. E-mail: [email protected]
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.
Texto publicado no site Época Negócios em 22 de Outubro de 2024